17.7 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Ales discute a criação de rota de turismo em Castelo

Proposta em tramitação quer criar a Rota Flor e Café, em município da Região Sul; Turismo segue sendo pauta estratégica para o Governo

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) debate um Projeto de Lei (PL) que valoriza os atrativos naturais do estado. Belezas naturais, fazendas históricas e a diversidade de produtos da agroindústria são alguns dos pontos apresentados pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) na proposta de  da Rota Flor e Café, nos municípios de Conceição do Castelo e Castelo, Região Sul.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa declara de relevante interesse turístico e cultural a rota de oito quilômetros, com início na igreja católica da comunidade de Montevidéu (em Conceição do Castelo, divisa com Castelo), à beira da ES-379, terminando na ES-165 (Rodovia Pedro Cola), em Castelo, passando neste município pelas comunidades de São Manoel e de Nogueira.

Na justificativa do projeto, Dr. Bruno cita alguns dos principais pontos de interesse turístico na região, como cachoeiras, grutas, rampas, centro cultural e casa de artesanato. Destaca, entre eles, o Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, a 2.039 metros de altitude; além das cachoeiras da Fumaça, dos Vargas e dos Filetti, o Vale do Emboque, a Trilha do Jequitibá e o Pico do Urubu, em Conceição do Castelo. 

São várias as propostas em tramitação que prevêem a criação de rotas turísticas em pontos estratégicos do Espírito Santo. As medidas visam o reconhecimento do poder público sobre os locais e, com isso, a destinação de políticas adequadas e recursos para o desenvolvimento do ponto de atração de turistas.

No último ano, o governador Renato Casagrande (PSB) reforçou, em diversas entrevistas, a necessidade do Espírito Santo investir no desenvolvimento do turismo em função dos efeitos da Reforma Tributária. Mesmo diante do recuo da proposta federal no quesito arrecadação e distribuição de impostos, o turismo segue sendo um tema estratégico para o Executivo estadual.

No início da semana, Casagrande e o secretário de Turismo, Philipe Lemos, se reuniram com representantes do setor para exposição de estratégias, apresentação de cases de sucesso nacional, além de um ciclo de palestras na sede da Secretaria de Turismo (Setur).
A proposta de Dr. Bruno será avaliada nas comissões de Constituição e Justiça; de Turismo e Desporto; e de Finanças. Após isso, o PL seguirá para votação em plenário. Caso aprovado, o texto segue para sanção ou veto de Casagrande.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA