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domingo, 16 DE fevereiro DE 2025

2024 foi o ano do turismo no Espírito Santo

Sebrae/ES investiu na vocação turística do Espírito Santo, abrindo caminho para desenvolver uma nova matriz econômica no Estado

Por Kikina Sessa

O turismo é a força motriz que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) escolheu em 2024 para levar o desenvolvimento aos territórios capixabas. A partir deste ano, 40% dos atendimentos presenciais realizados pelo Sebrae/ES foram destinados aos pequenos negócios do setor de turismo e um robusto investimento, de até R$ 50 milhões, será feito até 2026 em programas de capacitação voltados para microempreendedores e pequenas empresas do setor turístico.

A decisão do Sebrae/ES de definir o turismo como prioridade estratégica está alinhada com a necessidade de se criar uma nova matriz econômica para o Espírito Santo até 2033, quando a reforma tributária estará totalmente implementada. Isso porque a reforma alterou o critério de cobrança de impostos no país. Enquanto a atual norma baseia-se no local de produção dos bens para a arrecadação de tributos, a nova legislação estabelece que os impostos sejam recolhidos no ponto de consumo dos produtos. A mudança pode resultar em diminuição da receita para estados menores e que consomem menos,
como o Espírito Santo.

Apesar de o turismo ser o foco estratégico de atuação da instituição, o apoio aos pequenos negócios de todos os setores econômicos continua sendo o propósito principal do Sebrae/ES. A instituição segue trabalhando para fomentar o empreendedorismo e contribuir para melhorar o ambiente de negócios em todas as atividades.

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2024 foi o ano do turismo no Espírito Santo
O Polo Sebrae de Turismo de Experiência, em Venda Nova do Imigrante, fica no Distrito Turístico de Pindobas. Foto: Divulgação/Sebrae

Destino dos investimentos

A missão de atrair mais visitantes e consumidores para o estado capixaba passa pelo fortalecimento de toda a cadeia do turismo. Atualmente, o Espírito Santo tem 67 municípios inseridos no Mapa do Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo, além de nove vocações turísticas já classificadas: agroturismo, aventura, religioso, ecoturismo, gastronômico, místico, turismo de sol e praia, histórico-cultural e turismo de experiência.
Neste ano, o Sebrae/ES intensificou a oferta de cursos, oficinas, workshops, missões técnicas para fora do estado, consultorias e atendimentos de porta em porta aos empreendedores do setor.

“Onde o turismo ainda é incipiente, estamos trabalhando para compor melhor a oferta de produtos e estrutura. Onde já apresenta alguma demanda, com potencial para se estruturar e desenvolver, estamos focando nas melhorias”, explica Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

Agenda do propósito percorre o ES

2024 foi o ano do turismo no Espírito Santo
O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, durante apresentação de ações para desenvolver o turismo no Estado – Foto: Divulgação/Sebrae

Mas o Sebrae/ES não esteve sozinho nessa jornada ao longo de 2024. No primeiro semestre, a instituição realizou uma série de encontros envolvendo os 78 municípios em busca de mobilizar agentes como empreendedores e agentes públicos, entre outros membros da governança local, em prol da estratégia de impulsionamento do turismo capixaba.

Estudo feito pelo Sebrae/ES identificou que a governança é o principal desafio para que o turismo comece a decolar no estado. “Fizemos uma pesquisa com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Braztoa, que demonstrou que 83% das agências de viagem querem fazer negócio com o Espírito Santo, mas que ainda fazem muito pouco

O turismo precisa de profissionalização. Precisamos estar organizados e com governança forte para que toda a cadeia produtiva do segmento funcione: agência, operadoras, receptivos e guias de turismo”, disse Rigo.

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Criação de novo distrito turístico

Além de capacitar empreendedores do setor, o Sebrae/ES apostou no desenvolvimento e estruturação de novos produtos turísticos para impulsionar o fluxo de visitantes no estado. Um exemplo é Venda Nova do Imigrante, onde foi instalada a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, e criado o Distrito Turístico de Pindobas, o primeiro atrativo turístico do Espírito Santo totalmente comercializado pela cadeia produtiva do turismo.

O projeto do complexo turístico de Pindobas contempla espaço de experiência da saga do imigrante italiano, galpão para empreendimentos criativos, área de eventos, espaço gastronômico, além de ser a nova sede para o Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

“A temática do turismo de experiência ganhou força neste ano de 2024 e conseguimos materializar algumas ações e mostrar o trabalho que vem sendo feito, principalmente com a evolução do polo”, comenta Renata Vescovi, gestora do polo.
Posto isso, 2024 foi um ano de entregas, porque uma das missões do polo é gerar conteúdo e inteligência, buscando melhorar o atendimento para o pequeno negócio.

2024 foi o ano do turismo no Espírito Santo
Em Pindobas, as nonas preparam delícias típicas, proporcionando uma experiência sensorial – Foto: Divulgação/ Sebrae

“Estamos finalizando 2024 com entregas muito significativas para o sistema Sebrae e que vai rebater no nosso cliente. Uma entrega foi o estudo de mercado, que traz a visão de três atores importantes do turismo de experiência, principalmente sob a ótica do mercado, que é o grande gargalo. Já entendemos que o sistema Sebrae é muito bom e muito forte para formatar esses produtos que criam experiência e agregam valor para o pequeno negócio, mas tem um elo que ainda não fechou que é o mercado com toda a sua complexidade”, explica a gestora.

RuralturES em Pindobas

E o Distrito Turístico de Pindobas recebeu em setembro a RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, evento com um público superior a 20 mil visitantes, mais de 140 expositores e R$ 5,5 milhões em novos negócios, sem contabilizar a ocupação hoteleira e os serviços turísticos locais.

“A RuralturES consolidou o Espírito Santo como referência no turismo rural, destacando o valor das nossas tradições culturais e fomentando o desenvolvimento econômico sustentável. A feira trouxe inovação ao setor, abrindo novas perspectivas de crescimento e oportunidade”, afirmou o superintendente do Sebrae/ES.

Inserção de produtores rurais no segmento turístico

Outro fato importante que marcou o ano de 2024 foi a sanção da Lei Geral do Turismo, que reconheceu os produtores rurais e agricultores familiares como prestadores de serviços turísticos, ainda que na condição de pessoa física. A novidade foi considerada um avanço por permitir a prestação de serviços turísticos, assegurando uma renda complementar sem a perda da condição de produtor rural.

“É algo que o Sebrae vem pleiteando há anos junto ao governo federal. Essa alteração na lei fará muita diferença para o turismo no Espírito Santo, principalmente porque a nossa base é o agroturismo”, afirmou o superintendente do Sebrae/ES.

Turismo de esportes radicais em Pancas atrai investidores

2024 foi o ano do turismo no Espírito Santo
Loteamento do bairro turístico, em Pancas: 18 lotes para investimentos como pousadas, restaurantes e cafeterias – Foto: Divulgação

Dentro das atividades realizadas em 2024 pelo Sebrae/ES está o 1º Seminário de Investidores em Pancas, um dos destinos turísticos mais promissores do estado. O objetivo foi apresentar as oportunidades de ter um empreendimento voltado para o turismo de experiência.

O encontro reuniu cerca de 150 possíveis investidores que demonstraram interesse em empreender no município. Durante o seminário, foram apresentadas oportunidades para investimento em 16 lotes próximos à chegada da tirolesa. Pousadas, restaurantes, cafeterias, cervejarias e atrações de aventura, como balonismo, parapente, quadriciclos e paratrike, fazem parte do amplo leque de investimentos que podem ganhar espaço na região.

Tendências e Oportunidades para o Turismo

2024 foi o ano do turismo no Espírito Santo
Evento Tendências e Oportunidades para o Turismo reuniu mais de 400 pessoas para discutir formas de potencializar o ES como destino turístico.

Fechando o segundo semestre com chave de ouro, o Sebrae/ES promoveu o evento Tendências e Oportunidades para o Turismo, que reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades, empresários, representantes de entidades setoriais, gestores municipais, profissionais do setor e público em geral interessado na pauta.

Na ocasião, Pedro Rigo deu a notícia de um aporte do Sebrae/ES a agências de turismo de outros estados para incentivá-las a trabalhar com o Espírito Santo: um edital ofertando R$ 500 mil para cinco agências de viagens promoverem o destino Espírito Santo na Festuris, feira de negócios turísticos em Gramado, realizada em novembro. “Nós acreditamos que, para além da nossa atenção ao empreendedor, precisamos nos impulsionar. Quem vende e conhece o turismo são as operadoras de viagem”, disse o superintendente.

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