23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

15 de Dezembro: Dia da Advogada

O dia 15 de dezembro é, também, um lembrete colossal de que é necessário seguir realizando políticas de igualdade e valorização da mulher advogada

Por José Carlos Rizk Filho

“No dia 15 de dezembro é celebrado o Dia da Mulher Advogada, data que carrega muita representatividade. Atualmente as mulheres já são maioria no Quadro da Advocacia na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e isso é uma grande conquista se considerarmos o contexto histórico e os desafios no exercício da profissão.

- Continua após a publicidade -

É evidenciado cotidianamente, a força dessas profissionais, que militam bravamente em busca de seu espaço e reconhecimento, superando desafios, quebrando paradigmas e revelando, ainda mais, a potência das mulheres.

Entretanto, ainda é necessário aumentar seu espaço na profissão. E por isso, é de extrema importância termos um dia para lançar luz a luta e enfrentamento a varias dificuldades vividas no exercício da profissão, como por exemplo, o machismo, a imposição de padrões de beleza, a maternidade, a desqualificação intelectual, a ausência de divisão do trabalho doméstico, precisando, assim, equalizar todas essas variáveis com o desenvolvimento da sua carreira.

Nos últimos anos, muitos avanços foram conquistados e alguns direitos garantidos, como: suspensão de prazos por 30 dias após o parto, quotas de gênero para composição de cargos na OAB, prioridade de atendimento para gestantes e lactantes, dentre outras conquistas. Importante citar ainda, as Comissões das mulheres advogadas que estão se tornando verdadeiros espaços de diálogo e construção de uma OAB que represente também a maior parcela da advocacia.

A luta das mulheres não é atual. Há anos trabalham por suas prerrogativas, direitos e lutam contra os assédios constantemente sofridos, de forma batalhadora, forte e aguerrida.
Infelizmente os problemas ainda são muitos, estamos distantes de vivermos em um mundo igualitário, onde as mulheres tenham o mesmo tratamento que os homens e por isso, há de fato, muito a ser feito. E é por esta razão que o dia 15 de dezembro não é apenas uma data, é também, um lembrete colossal de que é necessário seguir avançando, realizando políticas de inclusão, igualdade e valorização da mulher advogada.

Portanto, há muito para ser feito e os desafios são grandes, mas, com certeza as mulheres advogadas já demonstraram que a vontade de buscar uma verdadeira igualdade de oportunidades é ainda maior. Feliz dia da Mulher Advogada!”

José Carlos Rizk Filho é Presidente OAB/ES, Professor em graduação e pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Professor de graduação e pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho (Faculdade Pio XII), Sócio fundador na Rizk Filho & Advogados Associados

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba