24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

100% de taxa de ocupação nos hotéis do litoral capixaba

Os hotéis do litoral capixaba atualmente estão com taxa de ocupação de 80%, mas aguardam mais turistas nos próximos dias

Por Amanda Amaral

Os hotéis do litoral capixaba devem obter 100% de taxa de ocupação neste verão, que teve início no dia 21 de dezembro. Atualmente, o percentual está em 80%, contudo, mais turistas devem chegar ao Espírito Santo. É esperada a circulação de cerca de 1,5 milhão de pessoas no Estado durante esta temporada.

- Continua após a publicidade -

Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espirito Santo (ABIH-ES), que tem expectativa ainda de que os hotéis localizados nas montanhas capixabas obtenham 65% de taxa de ocupação nesta temporada.

Mais turistas

“Com relação a ocupação, hoje temos em torno de 80%, porque muita gente chega em cima da hora e a chuva no Espírito Santo fez alguns segurarem os pedidos, mas acontecerão mais chegadas a partir do dia 31 de dezembro, principalmente, com o fim da greve dos aeroviários e a chegada do sol. A tendência é subir”, explicou o presidente da ABIH-ES, Nerleo Caus.

Nerleo Caus explica que o setor está próximo de chegar ao patamar de taxa de ocupação do período anterior a pandemia da Covid-19. “A gente espera que este ano seja melhor do que o ano passado. Estamos em um processo de crescimento e retomada, queremos retomar os níveis de 2019 de forma mais consolidada e organizada, com procedimentos técnicos internos e preventivos que melhoraram a qualidade da estadia do nosso visitante”, disse.

Qualificação

hotéis do litoral capixaba
Os donos de hotéis no litoral do Espírito Santo aguardam receber mais turistas ao longo do verão. Foto: Setur/Divulgação

Sobre a preparação do setor no Estado, o presidente da ABIH-ES explicou que foram realizados investimentos em qualificação, além de outras ações.

“A hotelaria está bem preparada. Fizemos treinamento com os colaboradores para que eles orientem sobre passeios e melhores lugares para ir, além de outros cursos. Fizemos programas intensos de qualificação na nossa hotelaria ao longo de 2022. Vamos continuar em 2023, inclusive, após a celebração de um novo contato que fizemos com o Senac para a rede associada da ABIH-ES”, destaca.

Em setembro, o Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), composto também pelo Sesc e Senac, anunciou investimentos para o setor turístico capixaba da ordem de R$ 30 milhões

Organização

Nerleo Caus também comenta que Vitória, um grande atrativo para os visitantes, possui estrutura de sinalização, segurança e mobilidade adequada para receber os turistas, além ofertar opções como a Ilha das Caieiras, os parques urbanos, a Catedral de Vitória.
“A capital do Estado está consolidada como um belo destino para as festas de final de ano. Além de ser acolhedor, é necessário que o turismo seja organizado. A razão de termos procura por Vitória, que possui destaque no cenário nacional, é a qualidade de vida, são as possibilidades de deslocamento e a condição viária”, explica.

Circulação de pessoas

hotéis do litoral capixaba
Presidente da ABIH-ES, Nerleo Caus, comenta sobre os programas de qualificação para o setor. Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) se espera a circulação de cerca de 1,5 milhão de pessoas no Estado durante a temporada de Verão. 

Em novembro, o mercado se viu aquecido com a inauguração de empreendimentos no setor hoteleiro e restaurantes, que, junto com os equipamentos que já operam, abrem postos de trabalho e demandam também mais qualificação de mão de obra.

A abertura de novos empreendimentos é reflexo do crescimento econômico do setor turístico no Espírito Santo, segundo dados do Boletim da Economia do Turismo, houve aumento de 14,9% no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

Os novos postos de trabalho estão concentrados, em maioria, no segmento de alimentação que gerou 724 vagas. “A infraestrutura de hospedagem em nosso Estado está se adaptando para atender à demanda, movimentando nossa economia e aquecendo os negócios no setor turístico”, frisa o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA