Pequenos negócios capixabas abriram 22.161 postos de trabalho em 2024, aumento de 12,2%
Por Kikina Sessa
O saldo de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas (MPEs) no Espírito Santo aumentou 12,2% em 2024 em relação a 2023. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), construção de edifícios, restaurantes e serviços de alimentação foram os que mais abriram vagas.
As MPEs foram responsáveis por mais do que o dobro do saldo positivo registrado pelas médias e grandes empresas (MGEs) no Estado em 2024. Enquanto as micro e pequenas Empresas tiveram saldo positivo de 22.161 empregos ao longo de 2024, as médias e grandes empresas tiveram saldo positivo de 9.282 empregos no mesmo período.

“Esse avanço reforça a importância das micro e pequenas empresas na economia capixaba e sua relevância na geração de empregos formais”, afirmou o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Pedro Rigo.
Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram a construção civil, especialmente na construção de edifícios, o comércio varejista, incluindo minimercados e mercearias, o segmento de alimentação, com restaurantes e serviços de catering, e o transporte rodoviário de carga. Esses segmentos apresentaram os melhores saldos de emprego entre os pequenos negócios ao longo de 2024, impulsionando o desempenho positivo do estado no mercado de trabalho.


“Mesmo com uma retração no saldo de empregos em dezembro, característica comum ao período, o apanhado geral do ano consolida os pequenos negócios como protagonistas na criação de oportunidades no Espírito Santo, impulsionando o desenvolvimento econômico capixaba”, completou Rigo.
10 segmentos das micro e pequenas empresas que mais empregaram em 2024 no ES
1. Construção de edifícios – 1.820 empregos
2. Restaurantes e serviços de alimentação – 800 empregos
3. Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores – 365 empregos
4. Fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores – 441 empregos
5. Atividades de atenção ambulatorial (médicos e odontólogos) – 321 empregos
6. Comércio atacadista de produtos alimentícios – 414 empregos
7. Minimercados, mercearias e armazéns – 396 empregos
8. Transporte rodoviário de carga – 374 empregos
9. Serviços de catering, bufê e comida preparada – 281 empregos
10. Atividades paisagísticas – 23 empregos