Serra oferece testes rápidos de HIV a partir deste sábado (1º)

Foto: Reprodução

A ação faz parte da campanha Dezembro Vermelho que visa a conscientização e prevenção à Aids

A partir deste sábado (1º), a Prefeitura da Serra passa a ofertar testes rápidos de HIV, com resultado em 30 minutos, em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), assim como entregará preservativos de forma gratuita.

Durante o teste, se o resultado for positivo, ele será refeito. Se houver a confirmação, a pessoa passa a ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistente social, psicólogo, entre outros profissionais.

A ação que faz parte do Dezembro Vermelho, que visa a prevenção da Aids, possibilita um diagnóstico precoce, garantindo a assistência adequada ao portador do vírus, controlando o desenvolvimento da doença.

CTA

O CTA faz o tratamento e acompanhamento de pacientes HIV positivo e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). No local, uma equipe médica qualificada (infectologista, clínico geral e ginecologista) realiza atendimento individual por meio da equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos).

Os pacientes recebem orientação quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento. No local, é fornecida também assistência farmacêutica para HIV positivos e portadores de Hepatites B e C.

Há também ações de educação em saúde como: palestras para empresas, escolas e outras instituições; campanhas educativas; ações de testagens; e busca consentida de pacientes HIV positivos. O CTA Disponibiliza preservativo masculino e feminino, gel lubrificante, folderes e outros materiais informativos.

Para atendimento, basta comparecer ao serviço com um documento com foto, cartão SUS e endereço completo, que inclua o CEP. Não é necessário agendamento.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!