Sistema 4K de imagem

Os fabricantes e pesquisadores não param de inovar. O padrão FullHD nem bem se estabeleceu completamente no mercado e uma nova tecnologia já aparece no horizonte de câmeras, TVs e sistemas de imagem. É o padrão Ultra High-Definition ou UHD.

No mercado atual encontramos referências a este novo padrão com o nome de 4K, que é uma das resoluções UHD, mais exatamente a resolução mínima de 3840 x 2160 pixels (2160p).

A principal diferença do novo padrão para o atual FullHD está na resolução, onde o 4K apresenta um número de pixels quatro vezes maior. Enquanto cada imagem do FullHD possui 2.073.600 pixels a tecnologia 4K oferece imagens com resolução de 8.294.400 pixels.

Mas a 4K é Realmente melhor? Com quatro vezes mais pixels é possível enxergar mais  detalhes olhando de perto. Na prática, as imagens ficam mais nítidas, brilhantes e com melhor variação de cores. A imagem de uma pessoa, por exemplo, mesmo não sendo capturada de perto, mostra detalhes da pele, cabelos e roupa, difíceis de serem notados em uma TV com resolução comum. Em transmissões de partidas de futebol, até o gramado ganha em riqueza de detalhes.

Mas a percepção desta melhoria vai depender do tamanho da TV e a distância desta para o sofá. Se você pretende se sentar a cerca de 2,4 metros da tela, vai precisar de uma TV de pelo menos 60 polegadas para ver alguma diferença e quanto mais longe você se sentar da tela, maior devera de ser a TV para notar esta diferença.

E já temos filmes para esta resolução? Até pouco tempo existia pouco conteúdo para o 4K, mas as coisas estão mudando rapidamente, a Amazon, o Hulu e o YouTube anunciaram que irão começar a produzir e transmitir conteúdo em 4K a partir deste ano. O Netflix já embarcou no streaming em 4K para diversos vídeos, incluindo a segunda temporada do seriado original “House of Cards”. Infelizmente esta novidade ainda não está disponível para os seus clientes no Brasil.

Pode ser que você já tenha assistido um vídeo em 4K, no cinema. Filmes recentes como O Incrível Homem-Aranha e Prometheus foram filmados com câmeras 4K e exibidos nessa resolução em muitas salas com sistemas de projeção digital.

O outro ponto a ficar de olho é quanto a largura de banda. Os vídeos em 4K do Netflix são transmitidos a 15Mbps, e a empresa exige pelo menos uma conexão de 20Mbps para que o streaming em alta resolução seja feito.

Eu Preciso trocar minha TV? E meus acessórios? Agora ou a médio prazo não é necessário mas em algum momento no futuro isto vai ser interessante. O padrão 4K esta no começo e muita coisa pode acontecer mas é uma grande aposta dos fabricantes.

Para quem está pensando que este novo padrão vai demorar a chegar nas lojas pode ter uma surpresa. Já existem várias câmeras e TVs compatíveis com o Sistema 4K a venda no mercado. Estes equipamentos ainda estão com preços muito elevados (como em qualquer nova tecnologia) mas se o padrão vingar o preço cairá rapidamente.

E isto não vai parar por ai pois a outra resolução do UHD, chamada 8K (com resolução de  7680 x 4320 pixels) já está em testes, mas por enquanto ainda não tem previsão de chegada ao mercado.

Gilberto Sudré é especialista em Tecnologia da Informação, consultor e diretor de Tecnologia da Unitera

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome