Muitas cores e sabores em mais um roteiro de Agroturismo da Serra

Muitas cores e sabores em mais um roteiro de Agroturismo da Serra

Flores diversas, café colonial, comida feita no fogão à lenha, piscina natural, cavalgadas, um soninho na rede. Confira os atrativos de nosso terceiro roteiro do Circuito de Agroturismo da Serra.

Em mais uma saída para conhecer os circuitos de agroturismo da Serra, nossa equipe encontrou um convidativo mosaico de cores e sabores. Além das “pinturas” naturais proporcionadas pela variedade de flores, árvores e vales, muitos foram as guloseimas que, por sorte, “tropeçamos”.

Partindo sempre da BR 101, para acessar os dois empreendimentos de hoje é só seguir em direção a Serra Sede. O secretário de Agricultura e Pesca da Serra, Gustavo de Biase, enfatiza que, além das placas que já existem, a secretaria continua trabalhando para deixar o acesso aos empreendimento cada vez mais fácil ao turista e para moradores da Serra.

Venha com a gente nesse passeio virtual. Depois é só convidar a famílias ou os amigos


O primeiro local que visitamos fica no Circuito Guaranhuns. O Sítio Recanto Morro do Céu é um ambiente bucólico que traz uma sensação de tranquilidade logo na chegada. Quem recebeu a equipe foi a proprietária, senhora Maria Francisca.

Lá você encontra opção de hospedagem em uma casarão, no melhor estilo daqueles antigos de fazenda. Para as atividades do dia, além de trilhas na mata, o visitante ainda pode conhecer todo o processo de produção artesanal de queijo branco. Acompanhar desde a retirada do leite, feita bem cedinho, até a separação do soro para colocar o queijos nas formas. Francisca conta que a produção começou com o pai, Sr. Miguel, há 35 anos, e que ele foi quem ensinou tudo sobre a produção. O queijo do sítio já é bem famoso e ganhou no ano de 2017 o título de o melhor queijo da Serra.

Eles possuem ainda uma área muito gostosa que alugam para eventos. O sítio inclusive recebe os participantes da Caminhada Noturna dos Zumbis – que faz parte das homenagens ao aniversário da Revolta do Queimado, um marco histórico da cidade da Serra e da luta dos negros no Espírito Santo e no Brasil. No Sítio a parada e para um delicioso café colonial.

Eles tem ainda uma outra atividade. Produção de bromélias. Mas mais do que isso, eles possuem lá um local para atividade de educação ambiental. O senhor Nagibe Neto recebeu a equipe e explicou que lá possuem um banco genético com 12 mil vasos que abrigam 960 espécies. Eles reproduzem as espécies e as crianças que participam das atividades têm chance de fazer a reinserção dessas plantas na mata existente no local, desenvolvendo assim consciência ambiental.

Entre as quase mil espécies, há uma raridade por lá. A bromélia Vrisea Fosteriana já está na lista de extinção e só existe no Espírito Santo. Um trabalho muito interessante e admirável.

Guloseimas artesanais

Saindo do Morro do Céu, a equipe seguiu em direção a Serra Sede para conhecer a Loja de Agroturismo da Serra, gerida por um grupo de empreendedores da região, onde cada um possui um produto diferente. São mãos habilidosas que misturam ingredientes e transformam sabores.

Loja de Agroturismo da Serra

Esse cantinho de sabores nos oferece experiências únicas que agradam aos cinco sentidos. Produtos gostosos, cheirosos, belos, que nos convidam à pegá-los. O cuidado com a produção é percebido desde a hora da escolha das matérias primas até a hora da entrega.

Eles possuem uma cozinha industrial no local e lá mesmo realizam toda a produção. É possível encontrar geleias, picles, biscoitos, bolos, doces e pães caseiros.

A ideia é sair dos empreendimentos que estamos mostrando e incluir a visita à loja de agroturismo da Serra no roteiro. Ela fica bem próximo a igreja.

Na próxima semana, ainda temos mais uma publicação do projeto Roteiros Metropolitanos de Agroturismo: Serra – uma realização da ES Brasil e publicação da Next Editorial com apoio da Prefeitura da Serra – que traz um universo de dicas muito legais de lugares cheios de tranquilidade para passar os finais de semana. Você vai descobrir, que nem só de praias vive a Serra.

Confira algumas das belezas e dos sabores que você encontra nesse roteiro.
Como chegar ao Sítio Recanto Morro do Céu

 

Leia mais:

Novas opções de diversão nos Circuitos de Agroturismo da Serra
Serra é agro. Serra é agroturismo, lazer e gastronomia e muito mais

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!