ES Brasil reúne indicações de lugares para aproveitar a cultura, gastronomia e lazer de Anchieta, onde história e beleza natural se encontram em harmonia
Por Mariah Friedrich
Com suas praias paradisíacas, rica história cultural e culinária tradicional, Anchieta oferece uma experiência única para os visitantes. No litoral Sul do Espírito Santo, a Capital Estadual da Moqueca Capixaba e dos Frutos do Mar é destino de experiências gastronômicas imperdíveis para os amantes dos sabores do oceano, além de abrigar o Santuário Nacional de São José de Anchieta, um dos patrimônios mais antigos do Brasil.
A ES Brasil preparou um guia para os leitores explorarem os principais pontos turísticos, experiências culturais e opções gastronômicas que o município tem a oferecer. Confira a seguir:
Balneários de Iriri, Ubu e Castelhanos – Av. Beira Mar, Iriri; R. Manoel Miranda Garcia, Loteamento S.i.m.c.o; R. Rogério da Silva Mendes, 291, Guanabara
A principal atração de Anchieta são suas praias, especialmente a região dos balneários de Iriri, Ubu e Castelhanos. São mais de 20 praias ao longo de aproximadamente 30 quilômetros de extensão litorânea.

A aproximadamente 7 km do centro da cidade, Iriri é um dos mais famosos e oferece um ambiente descontraído com paisagens naturais exuberantes, praias de águas limpas e ampla infraestrutura turística. Desde a agitação da Praia da Areia Preta até a tranquilidade de Santa Helena e da Costa Azul, há algo para todos os gostos, seja uma atmosfera vibrante ou um dia relaxante à beira-mar.
Em Castelhanos, a praia mais badalada de Anchieta, os visitantes encontram uma ampla extensão de areia, mar calmo e infraestrutura diversificada. Com piscinas naturais formadas pelos recifes e possibilidades de praticar esportes náuticos, o destino é ideal para quem busca diversão e belas paisagens à beira-mar.

Conhecida por suas águas claras e calmas, Ubu conta com uma extensa faixa de areia dourada e infraestrutura completa, sendo um refúgio para aproveitar o mar azul e as delícias da culinária local, ideal para famílias em busca de conforto e relaxamento.
Santuário Nacional de São José de Anchieta – Av. Anchieta, 81, Centro
Remontando aos tempos coloniais e oferecendo aos visitantes uma viagem fascinante pela história dos jesuítas e da colonização da região, o Santuário Nacional de São José de Anchieta integra o complexo jesuítico que inclui a antiga Igreja Nossa Senhora da Assunção, sendo um símbolo marcante da cultura e da fé que permeiam Anchieta.

A apenas 90 quilômetros de Vitória, o espaço preserva não apenas a memória de São José de Anchieta, mas também a essência da antiga aldeia de Reritiba, onde o padre viveu e deixou seu legado.
Além do imponente templo religioso, o Quarto de São José de Anchieta, o pátio onde foi encenado o Auto da Assunção e o museu complementam a experiência, fornecendo uma compreensão mais profunda deste local sagrado.
Milhares de peregrinos de todas as partes do país visitam o destino anualmente durante a Semana Santa para o percurso dos “Passos de Anchieta”, seguindo a jornada missionária do Padre José de Anchieta, que percorreu a rota de 100 quilômetros entre o município e a capital capixaba.
Casa da Cultura – R. Getúlio Vargas, 161, Centro, Anchieta
Localizada dentro do conjunto de casario histórico construído na segunda metade do ano de 1927 para abrigar uma das alas da residência jesuíta e da Câmara Municipal, a Casa da Cultura é um local ideal para conhecer a história e identidade do povo Anchietense.

Seu acervo inclui peças de arte, objetos arqueológicos e artefatos das manifestações culturais do município, além de uma biblioteca com documentos manuscritos da fase do Império e primeiros anos da República.
O espaço é um dos mais importantes patrimônios histórico-culturais da cidade, abrigando exposições permanentes e temporárias em suas galerias do andar térreo. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Ruínas Históricas e passeio de barco no Rio Benevente – Rua Dezessete, 101
As Ruínas do Rio Salinas contam uma história intrigante que se desenrola através das águas serenas do Rio Benevente. Os visitantes têm a oportunidade de embarcar em um passeio de barco até chegar ao afluente, o Rio Salinas, onde as ruínas se erguem majestosamente. O percurso, que dura cerca de 40 minutos, oferece uma visão privilegiada da fauna e flora que rodeia o manguezal.

Ao desembarcar, os visitantes são recebidos pela imponente presença das 32 colunas das ruínas, feitas de pedra, conchas e óleo de baleia, testemunhas silenciosas de um passado misterioso. Apesar das especulações sobre sua origem, desde a crença inicial de que os jesuítas estiveram envolvidos até a teoria de que as ruínas remontam a uma antiga salina clandestina, a verdadeira história permanece envolta em mistério.

Falésias de Mãe Bá – Praia de Mãe-Bá, 29230-000
Localizada no extremo norte do município de Anchieta, na divisa com Guarapari, a Praia de Mãe-Bá possui uma paisagem pouco comum no litoral capixaba, com a formação de falésias com cerca de 25 metros de altura. A praia é conhecida por suas águas agitadas, ideais para a prática de surf, e pela extensa faixa de areia dourada.
Parque RDS Papagaio – R. Máximo Gomes Vasco, Bairro Benevente

Com uma área de 14 mil metros quadrados, o parque oferece uma variedade de atrações, incluindo um viveiro de mudas, trilhas para caminhadas, playground e mirante. Criado com o objetivo de preservar o manguezal, o rio e as espécies locais, como pássaros e caranguejos, o parque recebe os visitantes diariamente, das 8h às 17h.
Monte Urubu – Bairro de Belo Horizonte, 29230-000

Localizado na Comunidade de Belo Horizonte, o Monte Urubu é uma Área de Proteção Ambiental (APA) com 332 metros de altitude, destaca-se por ser o monte mais alto do município e oferecer uma vista privilegiada, tornando-se um destino popular para os entusiastas de ciclismo e caminhadas em meio à natureza explorarem um dos remanescentes de Mata Atlântica em Anchieta.
Circuito dos Imigrantes – A partir do Portal de Alto Pongal, 29230-000
Distanciando-se das praias e do Santuário Nacional São José de Anchieta para explorar a herança cultural e gastronômica deixada pelos imigrantes italianos, os visitantes têm a oportunidade de explorar belas paisagens das montanhas capixabas, empreendimentos de agroturismo e diversas comunidades, que preservam as tradições e o legado dos colonos, como Alto Pongal, onde está o portal de entrada para o circuito.

O roteiro inclui visitas a igrejas, grutas e capelas, como a Igreja de São Pedro e Santa Bárbara e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Entre os estabelecimentos que comercializam produtos artesanais para conhecer, estão as Mulheres da Prata, onde são produzidos bolos, biscoitos e doces tradicionais, e o Restaurante Dom Bernardo, que homenageia os avós italianos com pratos feitos em fogão a lenha.
O ideal é explorar o circuito durante a semana, quando a maioria dos locais está aberta, e o acesso é feito exclusivamente de carro.