Mulher, TPM, exercício físico e alimentação

Lila Tavares é campeã mundial de Aquathlon, Bicampeã Capixaba de Triathlon, TriCampeã Brasileira de Triathlon, nutricionista, massoterapeuta, sanfoneira, estudante de educação física.

Todas as mulheres passam por um período complicado na fase da TPM, mas existem formas de se livrar dos sintomas

Todos os meses, sofremos com esse sintoma. Na famosa tensão pré-menstrual (TPM), umas menores outras maiores, existem mulheres que surtam, sentem nervoso, o pavio fica curto e por qualquer coisa explodem, vontade de não fazer nada, e de comer o que vê pela frente, dores de cabeça, barriga e pernas inchadas, ansiedade, depressão, peles com acne, querer se trancar num quarto escuro e não falar com ninguém, são diferentes os sintomas e varia de mulher para mulher. E o que fazer para aliviar isso tudo? A tríade do bem estar. alimentação correta, exercício e descanso.

Mas como fazer exercício, se não tenho vontade nenhuma de ir? É aí que entra a consciência, e determinação, onde mesmo sem vontade é preciso fazer, porque quando fazemos exercícios liberamos hormônios que fazem com que o nosso corpo e a nossa mente fique aliviada, a cabeça relaxa, as costas param de doer e a perna de arder, o corpo se equilibra e no final do dia, o saldo será positivo.

Nadar, pedalar, correr, fazer exercícios de força, fazer Pilates, alongar, dançar, vai ajudar a amenizar os efeitos da TPM. A alimentação adequada, se encaixa para dias melhores nessa fase da TPM, a combinação certa dos alimentos, vai fazer com que a digestão seja facilitada, eliminando possíveis gases e a indigestão. Evite misturar carboidratos nas refeições, o ideal é comer somente um por refeição. Proteínas como carne de boi, frango e peixe, também não devem ser misturados. Evite a mistura de frutas ácidas com carboidrato, como tomate cru com carboidrato no almoço, essa mistura produz um gás, que dificulta a digestão e pode piorar a cólica e a dor de cabeça.

Invista na suplementação de Ômega 3, pois aumenta a Vitamina E presentes em alimentos como o gérmen de trigo, a castanha do pará, as amêndoas, a  semente de girassol, as vitaminas do Complexo B, as nozes, a banana, o feijão, a lentilha. Aumente a quantidade de cromo, levedo de cerveja e alimentos integrais, consuma alimentos verdes escuros todos os dias. Se existe compulsividade por doces, invista no melado de cana uma semana antes da menstruação. Beba bastante água, coma brotos e frutas. O descanso fecha a tríade do bem estar. Uma noite boa de sono, recupera a pele, o humor e a felicidade.

“É fato que toda mulher depois de fazer exercício físico, de se alimentar bem, e ter uma ótima noite de sono, se sente mais poderosa e pronta para enfrentar qualquer desafio.”

Somos incríveis, damos conta da casa, dos filhos, do trabalho, de nós mesmas, das amigas e dos amigos.  Às vezes, nos sentimos desanimadas e cansadas, mas se precisar tiramos forças para fazer mais. O desânimo e o cansaço são normais por fazermos tantas coisas, um exame de sangue, para verificar taxas, hormônios e saber como nossa máquina esta funcionando é essencial para seguirmos com disposição no nosso dia a dia.

Identificar a semana da TPM ajuda a não cairmos nas armadilhas da sensação, se sei que estou nesse período, e estou com preguiça, vou e faço o que é preciso fazer, sem pensar muito, o alivio e a sensação de bem estar vem depois, e isso nos dá força e bom humor para viver mais felizes. Uma massagem relaxante, meditação, Yoga e um banho de mar também irão ajudar a enfrentar essa semana tumultuada que toda mulher enfrenta na vida.


Lila Tavares é campeã mundial de Aquathlon, Bicampeã Capixaba de Triathlon, TriCampeã Brasileira de Triathlon, nutricionista, massoterapeuta, sanfoneira, estudante de educação física.

 

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