Narrativas de mulheres presas em mostra nesta quinta (17)

Foto: Igor Souza

Os documentários serão exibidos a partir das 19 horas, na Casa Porto, em Vitória

A situação das mulheres presas será tema da segunda mostra Cineclube Afoxé, que será exibida nesta quinta-feira (17), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas. Os documentários “Diários de classe” e “C(elas)” serão apresentados conjuntamente.

“Diários de classe”, dirigido por Maria Carolina da Silva e Igor Souza, utiliza as salas de aula de alfabetização de adultos para narrar o cotidiano de uma empregada doméstica, uma mãe encarcerada por tráfico de drogas e uma adolescente transexual para resistir a um sistema que insiste em apagar as suas vidas. A produção é baiana.

Já “C(elas)”, é dirigido por Gabriela Santos Alves e uma produção totalmente capixaba. No documentário, relatos de mulheres que foram presas após cometer crimes em meio aos meses finais da gravidez e narra de uma forma direta a realidade desta vivência no sistema carcerário do estado.

Após a exibição, será realizada uma roda de conversa a fim de debater os temas dos documentários. Com a mediação da diretora do coletivo Afoxé, Marilene Pereira, a roda de conversa contará com a participação da diretora do filme “C(elas)”, Gabriela Alves, da socióloga Munah Malek, da advogada Patrícia Silveira e da militante Valquíria Santos.

Cineclube Afoxé

O projeto é contemplado pelo Edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Promovido pelo Coletivo Afoxé, que reúne mulheres negras capixabas, exibe, em diferentes espaços públicos ou culturais da região do centro de Vitória, filmes de diretoras ou que tratem das condições de vida das mulheres negras. As sessões ocorrem periodicamente, ao longo de 2018, em praças, escadarias e outros espaços públicos ou culturais, promovendo o debate acerca das temáticas presentes nos filmes e na realidade do Espírito Santo.

Cineclube Afoxé
Data: 17 de maio (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Casa Porto das Artes Plásticas
Endereço: Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro de Vitória.
Filmes: “Diários de Classe” e “C(elas)”
Entrada franca.
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!