Como manter o foco no trabalho em cenários de turbulência

O atual cenário político e econômico do país tem gerado transformações que afetam diretamente a vida das pessoas. As demissões, por exemplo, fazem com que as empresas trabalhem com equipes mais enxutas e exijam mais produtividade dos colaboradores. Naturalmente, o ambiente fica mais tenso em meio às cobranças e os picos de estresse passam a surgir com mais frequência.

O trabalho ocupa uma posição muito importante na vida das pessoas, por isso as dificuldades nesse contexto afetam os alicerces de cada um de nós. Nesse sentido, falar de crise no trabalho equivale dizer sobre crise de identidade.

As turbulências que surgem no caminho bloqueiam nossos recursos internos necessários para enfrentar situações de emergência. Por isso, é preciso refletir sobre algumas ações que podem ajudar a ajustar a rota e manter o equilíbrio na área profissional. São elas:

– Manter a atenção direcionada nas metas e nos objetivos e não perder o foco do alvo. Saber o que queremos, onde estamos indo, como e quando queremos chegar, é uma estratégia para abaixar a ansiedade e a insegurança. Objetivos definidos e claros têm poder e força, por isso, esse exercício permite uma melhor gestão do estresse.

– Exercitar um treino mental eficaz, focado em imagens mentais significativas e positivas e que reproduzam experiências motivadoras ou antecipem voluntariamente o resultado desejado. Quando aprendemos a criar imagens positivas, criamos uma verdadeira referência e automaticamente orientamos a mente na direção escolhida.

– Desenvolver o autocontrole dos pensamentos e do diálogo interno. O que você pensa e como você se comunica com você mesmo? Uma gestão eficaz dos pensamentos e do diálogo interno como o uso de palavras-chaves ou frases que ativam sensações potencializadoras ajuda a enfrentar os desafios de forma mais engajada.

– Estabelecer relacionamentos interpessoais mais solidários com os colegas de trabalho, criando uma “rede social” mais cooperativa. Essa ação já foi identificada como um meio de ajudar as pessoas a enfrentar a ânsia da instabilidade.

Podemos manter o foco e a atenção naquilo que é importante para a nossa vida e realização, basta ter consciência de que isso exige um ato voluntário e um esforço da nossa parte. Não vamos deixar que o medo e as preocupações assumam o controle da nossa mente, desencadeando um ciclo vicioso de pessimismo e angústia.

Esses pontos de reflexão são recursos valiosos para direcionarmos de forma diferente a nossa energia, as nossas qualidades e competências. Insira-os no seu dia a dia profissional e veja que nenhuma adversidade é capaz de apagar o seu brilho, impedir o seu sucesso e barrar a realização dos seus maiores sonhos!

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. É presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome