Coleta de sangue: esquema especial pro carnaval

Doação de sngue
Coleta de sangue externa terá início neste sábado (3)

Apoio da população é essencial para aumentar a captação de sangue e conseguir passar o feriado prolongado com o estoque abastecido.

No carnaval, a demanda por sangue aumenta muito.  Por isso,  as unidades do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estão montando esquemas especiais de atendimento para aumentar a captação de sangue e passar o feriado prolongado com o estoque abastecido.

Esse estoque de sangue é fundamental no atendimento às necessidades da rede hospitalar. Mas, só é possível garantir o objetivo com o apoio da população.

Coleta externa

No próximo sábado, 03 de fevereiro, haverá coleta externa no município de Nova Venécia. O atendimento será realizado na Unidade de Saúde Angelo Piassarolli – Rua Ibiraçu, nº 26, bairro Margareth – e as senhas para atendimento serão entregues das 7 às 13 horas.

O número de doações no Hemoes de São Mateus parece estar sendo normalizado depois de um período de baixa em todo o estado, afirmou a chefe da unidade, Vana Gomes de Araújo Amorim. “Neste mês, tivemos dias em que apenas seis doadores compareceram para doar, mas na maior parte de janeiro mantivemos uma média de 20 doadores, o que consideramos normal”, informou Vana, acrescentando que doação de sangue é algo que não pode ser interrompido.

Também no próximo sábado (03), a unidade regional do Hemoes em Linhares estará aberta a doadores das 7h até as 12h30. “Para agilizar o atendimento em nossa unidade, temos feito agendamento por telefone. As pessoas podem ligar para o número (27) 3264-6019”, explicou a chefe do Hemoes de Linhares, Renata Fonseca Vieira Merçon.

Grande Vitória

Já o Hemoes de Vitória, que coordena todas as unidades do hemocentro estadual, vai levar a unidade móvel de coleta de sangue para Domingos Martins nos dias 07 e 08 de fevereiro. O atendimento será realizado na Praça da Cidade, das 8h30 às 13h, com distribuição de 100 senhas por dia.

A diretora técnica do Hemocentro do Espírito Santo, Rachel Lacourt destaca que essas ações visam atrair, principalmente, doadores cujo sangue tenha fator RH negativo. “Esses tipos de sangue são mais raros, porém, mais fáceis de serem usados, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo”, explica a diretora. Raschel ressalta que a população também pode procurar a unidade do Hemoes mais próxima durante a semana, nos horários normais de atendimento.

O Hemoes funciona como uma rede, por isso, o sangue doado nestas ações em diferentes municípios será compartilhado não só com os serviços de saúde da região onde foi coletado, mas poderá ser enviado para qualquer serviço de saúde da rede pública estadual.

Critérios para doação

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

A solidariedade da população é fundamental para manter o estoque de bolsas de sangue

O doador deve pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente. O doador deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente e, depois de recuperada, precisa esperar uma semana para que estar apta à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

Pelo protocolo do MS, são impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar o prazo de dois meses. No caso de mulheres, o prazo aumenta para três meses.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Endereços

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.
Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.

Unidade de Coleta da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Abrirá neste sábado (03), das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2800 – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7954 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!