Chuva no ES: alerta em todo o Estado

Chuva não dá trégua no Espírito Santo
A previsão é que a chuva continue nos próximos dias em todas as regiões capixabas. (Divulgação/Governo do ES)

As chuvas no Espírito Santo não dão trégua e o alerta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é de risco de chuva forte com grande volume de água entre a noite desta terça-feira (05) e a manhã de quarta-feira (06).

Previsão desta terça-feira é de chuva em todo o Estado. (Fonte: Incaper)

Em apenas quatro dias, Vitória já acumulou cerca de 90% da média de chuva normal para o mês de dezembro inteiro, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Do dia 1° até às 10 horas do dia 4 já choveu 143,2 mm, sendo que a média de chuva para dezembro é de aproximadamente 176 mm.

A previsão do Instituto Climatempo para os próximos dias é de predomínio do céu nublado, com chuva a qualquer hora, que podem ser fortes, com raios e fortes rajadas de ventos, em todas as regiões capixabas. Segundo o instituto, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo faz com que as áreas de instabilidade fiquem mais persistentes e fortes sobre o estado.

A chuva tem causado vários transtornos na Grande Vitória, região metropolitana do Estado, como alagamentos em vários trechos dos centros urbanos e prejudicando a fluidez do trânsito nas principais avenidas.

DEFESA CIVIL EM ALERTA

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o excesso de chuva dos últimos dias já desabrigou 33 famílias no Estado. Com suas moradias prejudicadas, os desabrigados estão recebendo apoio da Defesa Civil, que disponibiliza abrigos, hotéis ou pagamento de aluguel social. O Poder Público registrou 11 famílias desalojadas, que se encontram em casas de parentes e amigos, mas posteriormente devem retornar para suas residências.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, junto com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar estão 24 horas de prontidão para prestar atendimento aos capixabas.

Em caso de deslizamento de terra, inclinação de postes, árvores ou outros problemas, acione a Defesa Civil estadual pelo telefone 199.


SERVIÇO
  • Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo
  • Plantão 24 horas: 27 3194-3652
  • Defesa Civil – 199
  • Corpo de Bombeiros – 193