24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Justiça Eleitoral alerta sobre boato envolvendo voto incompleto ou parcial

Comunicado esclarece dúvidas gerada por fake news distribuída pelas mídias sociais

Uma mensagem falsa transmitida pelo aplicativo WhatsApp, viralizada nos últimos dias, informa que o voto será anulado caso apenas um cargo seja escolhido pelo eleitor. Para evitar dúvidas, nesta terça-feira (02) a Justiça Eleitoral divulgou um alerta para que os eleitores votem em todos os cargos, ainda que optem por anular ou que escolha a opção “Branco”. O eleitor pode votar em um candidato, em branco ou nulo para o cargo que quiser, não havendo nenhuma restrição para isso.

O texto esclarece, ainda, que se houver alguma eventualidade (a pessoa passar mal, por exemplo) e o eleitor tiver votado apenas no primeiro cargo (deputado federal), o voto que ele tiver registrado será contabilizado normalmente e os demais (os que ele não conseguiu registrar) serão considerados nulos. Ao teclar o “Confirma”, se efetiva o registro de cada escolha feita pelo eleitor, seja para voto válido, nulo ou branco.

- Continua após a publicidade -

Pode acontecer, em casos muito raros, de uma urna “travar”. Nessas situações, o voto do eleitor que estava na metade do procedimento, por exemplo, é reiniciado.

Simulador de votação

Há uma ferramenta de orientação aos eleitores que está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o simulador de votação. O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). O eleitor pode navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda no alto da página. Antes de votar no simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição que deseja participar: primeiro ou segundo.

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “Nova simulação”). Devido a seu caráter didático, caso o usuário faça um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

*Da redação com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA