24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mercosul: acordo com União Europeia pode sair após as eleições 2018

Se o acordo não for firmado durante a reunião no Uruguai nesta segunda-feira (4), o processo ficará para 2019

A partir desta segunda-feira (4), o Mercosul entra em fase decisiva para firmar um acordo com a União Europeia. Ainda hoje será realizada uma reunião em Montevidéu, no Uruguai, a fim de formalizar o tratado entre os dois blocos econômicos.

Segundo o portal Terra, o acordo estava sendo negociado e quase foi fechado em dezembro do ano passado, após o Mercosul apresentar oferta de abertura de seu mercado. Entretanto, não houve concessão suficiente dos europeus no setor agrícola, desta forma o bloco achou que o processo negociador deveria continuar.

- Continua após a publicidade -

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que assumirá a presidência do Mercosul nos próximos dias, disse que é possível que o acordo seja fechado e que “o Mercosul já fez sua proposta e cabe à UE avaliar e responder”.

A Comissão Europeia se manifestou por meio de uma declaração enviada por e-mail. O bloco econômico da Europa afirma que espera da parte do Mercosul ofertas mais generosas para que haja entendimento. Os europeus alertam que novas concessões terão de ser apresentadas por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai para que haja um avanço.

“Há ainda trabalho por ser feito em assuntos pendentes. Isso vai exigir esforço considerável de nossos parceiros do Mercosul, especialmente em veículos, autopeças, indicações geográficas, transporte marítimo e produtos lácteos”, disse o comunicado.

Já o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou em janeiro que o acordo não está indo por um bom caminho. “O Mercosul entregou tudo e custou caro para nós essa entrega”, disse, em referência às concessões feitas em determinadas áreas comerciais. “Sinceramente, não temos mais nada a entregar. São eles que precisam agir”, destacou.

Em ambos os lados do Atlântico, porém, está claro que o acordo não deverá ser negociado antes das eleições no Brasil. O governo alemão, por exemplo, já insinuou que, se não houver entendimento neste mês, o processo ficará para 2019.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA