28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Zé Preto entra na Justiça para sair do PL

Alegando discriminação e visando as Eleições 2024, deputado Zé Preto entra na justiça para sair do PL sem perder o mandato

Por Robson Maia

O deputado estadual Zé Preto ingressou com um pedido na Justiça e deve deixar em breve o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. De olho na corrida eleitoral de 2024, com pretensões de concorrer a Prefeitura de Guarapari, o parlamentar tenta se desfiliar da legenda sem perder o mandato como deputado.

- Continua após a publicidade -

A ação corre no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e foi divulgada inicialmente pela Folha Vitória, com Zé Preto alegando sofrer discriminações dentro da sigla. O parlamentar informa ainda na justificativa do documento que tal situação estaria causando prejuízos ao seu mandato na Assembleia Legislativa.

Zé Preto alega ainda que possui interesse em concorrer a Prefeitura de Guarapari, contudo, teve seu nome publicamente vetado por dirigentes do partido. Atualmente, a sigla é presidida no Espírito Santo pelo senador Magno Malta.

Eleito com 15.901 votos em 2022, Zé Preto compõe, em teoria, a oposição ao governador Renato Casagrande (PSB). Contudo, durante todo mandato, o parlamentar tem votado junto à base aliada do governo em diversos projetos enviados à Casa.

A ação na Justiça Eleitoral não é um movimento inédito no meio político. Em várias ocasiões, parlamentares ingressam com pedido de desfiliação para evitar a perda da cadeira, uma vez que o mandato parlamentar pertence ao partido.

Em casos de desfiliação sem autorização da Justiça Eleitoral, o parlamentar, nesse caso, Zé Preto, pode ser acusado de infidelidade partidária e corre o risco de perder a cadeira para o suplente.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA