28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

PL libera Zé Preto para deixar o partido sem perder o mandato

Decisão de liberar Zé Preto sem prejuízo de perder o mandato foi confirmada pelo presidente da sigla no ES, senado Magno Malta

Por Robson Maia

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) recebeu uma carta de anuência da direção estadual do PL no Espírito Santo para liberação do deputado estadual Zé Preto do partido, sem prejuízo de perder o mandato. O parlamentar ingressou, há algumas semanas, com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo autorização para se desfiliar do PL.

- Continua após a publicidade -

Na informação divulgada inicialmente pelo Folha Vitória e confirmada pela ES Brasil, o partido autoriza a desfiliação partidária “na forma do artigo 17, § 6º da Constituição Federal, sem perda do mandato, conforme aprovação da Executiva Estadual e reconhecendo a justa causa para sua desfiliação”.

O documento é assinado pelo presidente do PL no Espírito Santo, senador Magno Malta. Segundo a nota divulgada pelo diretório, a divergência com o parlamentar se deve ao não cumprimento de orientações do partido.

“Entendemos que a filiação partidária é uma escolha individual, mas esperamos que todo indivíduo que se associe a uma agremiação partidária compartilhe dos mesmos princípios. Respeitando a liberdade e decisão de cada um é que nós caminhamos. Nesse contexto, compreendemos que, ao utilizar uma sigla partidária para vencer uma eleição, é fundamental seguir as regras do partido. Se isso não ocorre, é necessário que o indivíduo encontre um lugar mais alinhado com suas convicções. Diante disso, estamos formalizando a carta de liberação do partido para que o referido deputado busque uma legenda mais favorável”, disse o senador, por meio de nota enviada à imprensa.

Ao longo do mandato, Zé Preto demonstrou alinhamento político com o Governo do Estado, o qual o PL faz oposição, atualmente. Em diversas votações, o parlamentar se mostrou aliado do governador Renato Casagrande.

Contudo, a relação entre o deputado e partido estremeceu de vez por conta das Eleições 2024. Segundo o parlamentar, a legenda recusou seu nome para uma possível candidatura à Prefeitura de Guarapari, considerado um reduto eleitoral de Zé Preto.

Na ação de Zé Preto, o parlamentar alega sofrer discriminações dentro da sigla. O parlamentar informa ainda na justificativa do documento que tal situação estaria causando prejuízos ao seu mandato na Assembleia Legislativa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA