A média é a participação em sete grupos no aplicativo social
Sete em cada dez brasileiros adultos (72%) têm conta em pelo menos uma rede ou aplicativo social. O mais popular entre os consultado foi o Whatsapp, apontou pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Datafolha neste mês de julho. A adesão fecha a 69%. Na sequência aparecem Facebook (59%), Instagram (41%) e Twitter (16%).
Entre os entrevistados que têm Whatsapp, apenas 24% não participam de grupos. Metade (49%) dos usuários participa de até cinco grupos, e a média de participação fica em 7 grupos. Os assuntos mais discutidos nesses grupos são família (39%), trabalho (31%), política (30%), amigos (15%), futebol (14%), escola (13%) e religião (12%), entre outros com menos de 10% das citações.
Entre os homens, 35% têm grupos que falam de família, 35%, de política, e 35%, de trabalho. Entre as mulheres esses índices são de, respectivamente, 42%, 28% e 25%, respectivamente. Os mais velhos, com 60 anos ou mais, também estão mais presentes em grupos de política (37%) do que os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos (24%).
Na parcela dos que estudaram até o ensino fundamental ou chegaram ao ensino médio, 25% estão em grupos que tratam de política. Entre quem estudou até o ensino superior esse índice alcança 40%. Essa participação também varia conforme a renda: entre os mais pobres, por exemplo, 22% de grupos sobre política, ante 54% dos mais ricos, com renda superior a 10 salários.
LEIA TAMBÉM
- Poupança ainda é a queridinha dos brasileiros, apontam pesquisa
- Conheça o perfil das dívidas dos brasileiros
- Os perigos de terceiros fazerem empréstimo usando seu nome
- 4 principais lições de educação financeira infantil