28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Vitória: Mais de 7,2 mil novas vagas de emprego em 2021

Vitória é o município onde mais se abrem empresas no Espírito Santo e em 2021 registrou 13.353 novos negócios

A cidade de Vitória fechou o ano de 2021 com o saldo positivo de 7.281 novas vagas de emprego geradas. Em 2020, o saldo foi negativo em 4.653 vagas. O setor de serviços foi o que mais registrou admissões em 2021 (45.145).

As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência. O resultado positivo foi incentivado pela retomada da economia na Capital, impulsionada, entre outros fatores, pela vacinação expressiva no município, segundo informações da Secretaria de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória.

- Continua após a publicidade -

Abertura de Empresas

Vitória também é o município onde mais se abrem empresas no Espírito Santo. Entre aberturas de CNPJs, Microempreendedores Individuais (MEIs), inscrições imobiliárias e associações jurídicas, o município registrou a abertura de 13.353 novas empresas, 2.688 a mais que em 2019, último ano sem pandemia.

No ano passado, foram abertos 3.606 novos CNPJs na Capital, só de MEIs foram abertos 7.252, contra 5.243 em 2019. Um aumento de aproximadamente 40%. Os números são da Junta Comercial Estadual.

Reaquecimento da Economia

O reaquecimento da economia da cidade aconteceu a partir de medidas adotadas em 2021. Entre elas: a modernização e desburocratização do licenciamento de obras, um processo online que agora permite a aprovação de um empreendimento em até 48h; e do licenciamento ambiental, em que atividades impacto ambiental reduzido ou insignificante são dispensadas de licença ambiental.

Vitória: Mais de 7,2 mil novas vagas de emprego em 2021
Vitória lidera o ranking na criação de pequenas e médias empresas, segundo Oliveira. Foto: Secom/PMV

“Em 2021, tivemos 13.353 novas empresas criadas em Vitória, além disso foram 7.252 novos MEIs. Vitória está liderando o ranking tanto na criação de pequenas e médias empresas quanto na criação de microempreendimentos. Além disso, o surgimento desses negócios também está ligado a geração de renda e novos empregos”, explicou o secretário de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.

Sobre aquelas atividades dispensadas do licenciamento ambiental, 335 empreendimentos tiveram a dispensa automática em 2021. “A lei que tratava do licenciamento ambiental tinha 21 anos, e uma nova lei foi criada, que já está em vigor. As obras de pequeno impacto ou de impacto reduzido, conseguem licenças automáticas, autodeclaratórias. Nós classificamos 323 CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que estão isentos de licenciamento”, explicou Oliveira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA