De acordo com prefeito, extinção dos cargos comissionados abrirá margem para a valorização de efetivos do Executivo
Por Redação
A Prefeitura de Vitória sancionou, na última terça-feira (16), a lei que extingue 50 cargos comissionados da estrutura do Executivo municipal. A norma, de acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) objetiva enxugar a máquina pública, a valorização dos servidores efetivos municipais, além de modernizar a estrutura do órgão.
A medida será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17). De acordo com a PMV, será gerada uma economia de aproximadamente R$ 4,2 milhões nos próximos três anos. O órgão informou que a ação é parte da promessa de reorganização e corte de gastos adotada pela gestão de Pazolini, que, ao todo, já extinguiu um total de 99 cargos comissionados.
A sanção da lei permitirá a criação de 40 funções gratificadas, voltadas especificamente para esses profissionais efetivos da estrutura do Executivo, conforme nota divulgada pela Prefeitura. O gestor municipal afirmou que o objetivo é profissionalizar ainda mais a administração e aumentar a eficiência e a qualidade nos serviços públicos.
“Quando assumimos a gestão, fizemos o corte de 49 cargos comissionados por conta das dificuldades que encontramos e precisávamos recuperar nossa capacidade de investimentos. Agora, conseguimos extinguir mais 50 cargos que não estavam providos. É uma verba pra investir em outras áreas e políticas públicas sociais, além de valorizar o servidor efetivo, que precisa de reconhecimento também. É um compromisso com a austeridade fiscal”, afirmou Pazolini.
“A lei segue as diretrizes do programa de governo e do Plano Estratégico de ter uma gestão profissional e orientada a resultados para a população da capital. Ela reforça a diretriz da gestão em profissionalizar a administração municipal e demonstra seu compromisso com a população de Vitória”, comentou o secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.