25.5 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE setembro DE 2024

Visitação à exposição “Folhear” vai até domingo (8)

Público pode conferir esculturas de até 10 metros no Parque Botânico, em Jardim Camburi, e na Reserva da Vale, em Linhares, ambos com entrada gratuita

Por Mariah Friedrich

A exposição Folhear instalada pelo casal de artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde no Parque Botânico Vale, em Vitória, e na Reserva Natural Vale, em Linhares, termina neste domingo (8). Com entrada gratuita, os espaços receberam esculturas gigantes de até 10m, produzidas com folhagens naturais dos próprios locais onde foram montadas, para transmitir a ideia de fusão entre arte contemporânea e a exuberância dos ecossistemas.

- Continua após a publicidade -

Em Vitória, o funcionamento do parque é de terça a domingo, das 8h às 17h. A visitação em Linhares fica disponível também de terça a domingo, das 8h às 16h. As visitas educativas para escolas podem ser agendadas no telefone (27) 9 9252-7525. 

O casal de artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, que assina a mostra, são autores de um dos maiores sucessos de público do Museu Vale, a exposição Jardins Móveis, com materiais infláveis, que atraiu mais de 98 mil visitantes em 2017. Desta vez, eles desenvolveram três grandes esculturas – a maior tem aproximadamente 4 metros de altura e 10 metros de comprimento.

Segundo Rosana Ricalde, o maior desafio foi pensar em um trabalho que pudesse usar elementos encontrados nos espaços de preservação, porque os componentes da natureza não são completamente controláveis.

LEIA MAIS
P12 anuncia primeiras atrações da temporada de verão 2025 P12 anuncia primeiras atrações da temporada de verão 2025 - Em Guarapari, P12 receberá shows de Vintage Culture, Jorge e Mateus, Sorriso Maroto, Menos é Mais, Alok, Nattan, Léo Santana, Luana Prado e Dilsinho
Capixaba será primeiro trombonista a apresentar show autoral no Rock in Rio Capixaba será primeiro trombonista a apresentar show autoral no Rock in Rio - De Cachoeiro de Itapemirim, Joabe Reis representará jazz brasileiro no palco Global Village, no sábado (21), em debute no Rock in Rio de show focado…

Felipe Barbosa acrescentou que o propósito da exposição é instigar o mistério, a fantasia e a imaginação. “A nossa ideia é que o visitante tenha uma experiência lúdica em harmonia com a paisagem. Queremos abrir um espaço para a imaginação, de modo que cada visitante consiga tomar para si uma narrativa diferente”, diz.

O diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e diretor de Clima, Natureza e Investimento Cultural da Vale Hugo Barreto afirma que a exposição aproxima o público de forma lúdica de temas como a a consciência da relação dos seres humanos com a natureza e a importância da conservação dos ecossistemas. 

“Essa integração do Museu Vale ao Parque Botânico e à Reserva Natural Vale, espaços que são referência na preservação da biodiversidade, é muito significativa. Ela reflete a atuação da Vale no sentido de fortalecer cada vez mais uma atuação sustentável e em sinergia com as questões ambientais do nosso tempo”, destaca Hugo Barreto. 

Museu Vale Extramuros

O Museu Vale, em seu momento extramuros, expande sua atuação levando diferentes manifestações da arte e programas educativos para as praças, parques, escolas e outros espaços culturais, atingindo novos públicos e abrangendo outros municípios da Grande Vitória.

Serviço

Exposição Folhear
Até domingo (8)
Parque Botânico Vale – Av. dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi, Vitória 
Terça a domingo, das 8h às 17h
Reserva Natural Vale – Rodovia BR 101, Km 122 s/n Zona Rural, Linhares
Terça a domingo, das 8h às 16h
Entrada gratuita

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -