De acordo com o de acordo com o Ministério da Indústria, do Comércio Exterior e Serviços, o Vietnã ocupa a 33ª posição no ranking de parceiros comerciais do Brasil
Visando estreitar os laços econômicos, o presidente Michel Temer se reúne nesta segunda-feira (02) com o vice-primeiro-ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, no Palácio do Planalto.
Durante o encontro, serão discutidos assuntos como o intercâmbio comercial e os investimentos entre os dois países, cooperação técnica e defesa, além de parcerias na agricultura e no setor do agronegócio.
O vice primeiro ministro terá reuniões com os ministros Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores, e Blairo Maggi, da Agricultura. À tarde, Maggi se reúne com uma comitiva vietnamita para conversar sobre parcerias no setor do agronegócio.
Às 18h30, os vietnamitas seguem para o Itamaraty para um encontro com Aloysio Nunes Ferreira.
Após o encontro haverá uma homenagem aos visitantes com um coquetel.
Relação Brasil x Vietnã
De acordo com o Ministério da Indústria, do Comércio Exterior e Serviços, “as relações das duas nações estão intensamente positivas”. O país ocupa a 33ª posição no ranking de parceiros comerciais do Brasil.
O Brasil exporta principalmente produto bruto de farelo e resíduos de óleo de soja, milho, algodão, aço, couro e peles. Encontra partida, o Vietnã fornece produtos eletrônicos, micropeças, pilhas e baterias, partes de aparelhos transmissores e retransmissores, além de calçados.
Nos últimos 16 anos, os indicadores do comércio bilateral registraram um salto de US$ 29 milhões, em 2001, atingindo o melhor resultado histórico em 2017, com mais de US$ 3,9 bilhões, volume de comércio superior ao de vários parceiros mais tradicionais do Brasil. Há grande potencial de expansão e diversificação do fluxo comercial bilateral.
Em 2019, os dois países comemorarão 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.
Com informações da Agência Brasil.