26 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Vila Velha: projeto simplificará abertura de empresas

Leia Também

Novo coronavírus: 209 casos confirmados no Espírito Santo

Deste total, 38 pacientes já estão curados, 122 estão em isolamento residencial e 43 internados.

Casagrande substitui secretário de Segurança Pública

Nesta terça-feira (07), assumirá o cargo, o coronel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Alexandre Ofranti Ramalho.

Primeiro-ministro britânico é transferido para UTI

O primeiro-ministro do Reino Unido foi levado à uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital britânico, nesta segunda-feira (06).

Brasil contabiliza 553 mortes e 12 mil casos confirmados da Covid-19

O Brasil já contabiliza 12.056 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O número marca um crescimento de 8% em relação a esse domingo 905).

A principal ação é na liberação de licenças

Quem quiser abrir uma empresa em Vila Velha vai contar com mais simplicidade. A Prefeitura de Vila Velha está em fase de implantação do projeto Simplifica. Com criação do governo do Estado e Junta Comercial do Espírito Santo (JCEES), o objetivo é otimizar a abertura de empresas no município por meio de um sistema eletrônico de licenciamento.

Na manhã dessa segunda-feira (17), o prefeito Max Filho e seu secretariado receberam representantes do projeto para discutir a implantação. O prefeito enfatizou a importância do projeto. “Estamos aposentando o sistema antigo com o intuito de otimizar processos e oferecer um serviço sem burocracias e com facilidades para quem deseja abrir uma empresa em Vila Velha”, afirmou Max.

A ação será realizada de forma integrada entre as secretarias municipais que realizam licenciamentos. O sistema vai integrar e facilitar os processos e a burocracia para abrir uma nova empresa na cidade, segundo a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete Oliveira.

“Hoje o sistema demora 6 meses para liberar um alvará e estamos trabalhando com vista a simplificação e de forma eletrônica. Quando o empreendedor acessar o sistema, dependendo do tipo de estabelecimento, ele já vai abrir a empresa de forma imediata. Se a empresa for classificada de alto risco sanitário ou de interesse do meio ambiente, irá receber um alvará provisório de 6 meses, período de adaptação, para ele receber o definitivo. É o licenciamento dentro de um processo eletrônico”, ressaltou a secretária.

Agora, técnicos da prefeitura irão se reunir com os técnicos das juntas e das empresas que vão desenvolver o sistema para dar continuidade ao projeto, que prevê a criação de uma entrada única de dados e documentos, por meio de um sistema eletrônico de licenciamento, com compartilhamento de informações e a eliminação de diversas etapas burocráticas. A agilidade do processo vai atrair novas empresas e proporcionar a geração de emprego e renda no município.

No município, lei nº 6085/2018 já instituiu o licenciamento eletrônico, mas um decreto de regularização para desburocratizar os serviços está sendo concluído e deve ser assinado ainda este mês pelo prefeito.


LEIA TAMBÉM
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade