29.4 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Vila Velha: Praça Duque de Caxias será transformada em parque urbano

Além da praça, o Teatro e a Biblioteca Municipal também passarão por reformas. O processo de licitação para contratar empresas foi aberto

Por Kebim Tamanini

A Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, será transformada num parque urbano. O espaço de 12.287,56 m² vai passar por uma grande reforma e requalificação assim com o Teatro Municipal e o predio do Titanic, onde funciona a Biblioteca Municipal. As licitações das obras foram abertas nesta quinta-feira (29). A previsão é de investir 12 milhões em parceria com o governo do Estado para oferecer à comunidade uma nova opção de lazer.

- Continua após a publicidade -

A proposta é proporcionar segurança e opções de lazer para famílias, crianças e animais de estimação. Apenas a requalificação custará aos cofres públicos municipais mais de 8 milhões.

Entre as inúmeras transformações previstas para a praça estão a implantação de academia popular em aço inox, parquinho e espaço para animais de estimação, além de área destinada a barraquinhas e food trucks, para o fomento da economia local. Também terá um ponto de informações turísticas, sanitários públicos e um “Parkour Park” com obstáculos para a prática da modalidade, considerada novo esporte nos Jogos Olímpicos de 2024. Ainda de acordo com o projeto aprovado em audiência pública pelos moradores, comerciantes e taxistas, no dia 5 de setembro de 2023, o espaço será cercado com gradil, com vigilância constante e acesso controlado.

“Estamos atendendo aos pedidos das comunidades com as obras que estamos apresentando hoje [na Praça Duque de Caxias]. Por isso, estamos iniciando o processo de licitação. Esses investimentos irão transformar positivamente a região, que ficou abandonada por muito tempo. A praça será convertida em um parque, com controle de acesso e horário de funcionamento”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Quanto à reforma do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, o projeto inclui melhorias de acessibilidade, aumento do número de banheiros, aprimoramento das instalações elétricas, iluminação adequada para espaços culturais, entre outras intervenções. O financiamento para a requalificação provém da parceria com o governo do Estado e custará quase 4 milhões aos cofres públicos.

“Iremos resgatar a história e a cultura de Vila Velha com as obras na Praça Duque de Caxias e no teatro. As obras do teatro iniciaram em 2021, mas enfrentaram problemas estruturais e a empresa abandonou o projeto. Posteriormente, o governo solicitou que o município assumisse a responsabilidade. Foi necessário reformular o projeto devido ao risco iminente de desabamento do telhado, considerando que o local é tombado e possui valor histórico”, concluiu Arnaldinho.

Veja o vídeo de divulgação do projeto

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Vila Velha (@prefvilavelha)

Os gestores municipais expressaram a expectativa de que a empresa vencedora seja ágil na execução das obras, esperando que a construtora responsável seja definida em até 45 dias para realizar as intervenções na praça e no teatro.

Vale ressaltar que onde atualmente se encontra o teatro já abrigou a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vila Velha entre os anos de 1960 e 1990. E que em 1992 foi transformado em espaço cultural.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA