Proposta em análise na Ales cria rota turística no município de Viana
Por Robson Maia
O Espírito Santo poderá ganhar mais uma rota turística em uma matéria analisada pela Assembleia Legislativa (Ales). A “Rota do Polo Cervejeiro” de Viana foi uma proposição apresentada no Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Gandini (PSD), encabeçando as pautas desta quarta-feira (6) após ter o regime de urgência aprovado.
Além de criar essa rota, a matéria ainda a declara como de relevante interesse turístico e cultural. A região que contempla a rota segue das imediações do Parque de Exposições de Viana até a divisa da cidade com Guarapari, margeando sempre a estrada de Bahia Nova e algumas vicinais, com uma área de aproximadamente 28,7 km. No texto da proposição, inclusive, são colocadas todas as coordenadas geográficas dos trechos que compõem o polo.
Na justificativa da proposta, o parlamentar explica que a finalidade é fomentar o pequeno e médio agricultor, e o turismo de experiência, gerando emprego e renda no campo. “A cidade de Viana tem se dedicado, nesse novo cenário, em focar no agroturismo como importante mola motriz produtiva, buscando alternativas ao desenvolvimento desse importante setor econômico”, destaca.
O parlamentar ainda pontua que o cultivo de lúpulo é uma demanda da produção de cervejas no Brasil e que, em Viana, existem dois microclimas ideais para esse cultivo. Segundo o deputado, o município construiu, por meio de parceria público-privada, o primeiro campo experimental de lúpulo municipal do país, onde os cultivares são analisados em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha.
“Viana tem o objetivo de se consolidar como o maior produtor de lúpulo do Estado, entendendo que o alto valor agregado do quilo do cultivar, cerca de R$ 300 reais, e a possibilidade de plantio em pequenas áreas, com retorno além do satisfatório, pode estimular um novo arranjo agrícola na cidade e esse, de forma exponencial, trará desenvolvimento e renda ao homem e à mulher do campo. São 7 campos de lúpulo já em atividade na cidade, podendo chegar a 10 até o final do corrente ano”, ressalta.
Por fim, Gandini salienta que o município está criando o primeiro Polo Cervejeiro Público do país, o que deve gerar emprego e renda para a cidade, além de trazer um novo atrativo ao turismo capixaba; e que em breve o Ifes de Viana terá a “Tecnocerva”, a primeira escola cervejeira do gênero no Estado.
Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação em diário oficial.