25.5 C
Vitória
sábado, 29 janeiro, 2022

Verão começa oficialmente nesta sexta (21)

Foto: Wikipedia Commons

Apesar das altas temperaturas já terem sido registradas anteriormente, a estação mais quente do ano começa hoje à noite

Verão é sinônimo de calor, sol, praia e muita diversão. Apesar das altas temperaturas já terem sido registradas pelos institutos de meteorologia, a estação mais quente do ano começa oficialmente nesta sexta-feira (21), a partir das 20h22 (horário de Brasília).

De acordo com a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os próximos três meses devem ser de temperaturas acima da média histórica no Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reiterou a informação. O órgão informou que o Verão se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Por meio de nota, o instituto informou que “devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”.

Previsão

Para os próximos três meses, a previsão para a região Sudeste é de chuva variando de normal a ligeiramente acima do normal em grande parte de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo e no centro de São Paulo. No Rio de Janeiro, a chuva deve ficar ligeiramente abaixo do normal.

A previsão é influenciada pelo fenômeno El Niño, que provocará chuvas acima da média na maior parte da região Norte, com exceção do Amazonas; em grande parte do Centro-Oeste (exceto no sul do MS); e em grande parte do Sudeste, com exceção do Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que o sol predomina no Estado e que a partir da tarde, áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor e da umidade provoca pancada de chuva isolada na região Serrana e nas cidades da região Sul afastadas do litoral. O vento sopra com até moderada intensidade por toda a faixa litorânea.

Na Grande Vitória, poucas nuvens e calor. Não haverá presença de chuvas e o vento será moderado no litoral. A temperatura mínima na Grande Vitória será a mínima de 22 °C e máxima de 34 °C. 

Usar chapéu e filtro solar é um bom método de curtir o Verão sem se preocupar com doenças, como câncer de pele. – Foto: Reprodução

Cuidado com o calor

Com a estação, muitas pessoas vão às praias e passam muito tempo do dia expostas ao sol. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 170 mil novos casos de câncer de pele no Brasil em 2018. O número representa em torno de 30% dos casos de câncer no país. A maioria é do tipo não melanoma, o menos grave.

O diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), Rodrigo Munhoz, explicou que a exposição excessiva ao sol é perigosa e seus efeitos são cumulativos.

Para evitar problemas futuros, oncologistas recomendam algumas medidas, como evitar exposição ao sol nas horas de pico (10h às 16h); usar protetor solar com fator de proteção a partir do 30, e reaplicá-lo a cada duas horas; além de usar métodos de barreira, como guarda-sol, roupa com proteção UV, óculos e chapéu.


Leia mais:

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade