Alta nas vendas no país, com 24.885 unidades em fevereiro, também impulsiona o mercado no Espírito Santo
Por Letícia Arcanjo
Nos dois primeiros meses deste ano, 1.253 veículos elétricos foram vendidos no Espírito Santo, comparado a 713 veículos vendidos no mesmo período de 2025.
Em entrevista à ES Brasil, o diretor executivo do Sindicato das Concessionárias do Espírito Santo (Sincodives), José Francisco Costa, afirma que o Espírito Santo acompanha essa tendência de expansão da eletromobilidade. Segundo ele, nos dois primeiros meses deste ano o Estado registrou crescimento de 75,7% nas vendas de veículos eletrificados em relação ao mesmo período de 2025.
No Brasil, esse número foi 24.885, o que representa um aumento de 92% em comparação ao registrado no mesmo mês de 2025, quando foram comercializadas 12.988 unidades. Em relação a janeiro, que somou 23.706 veículos, o crescimento foi de 5%. Esses dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O diretor explica que três modelos concentram as vendas, sendo eles, os veículos 100% elétricos, os híbridos convencionais e os híbridos plug-in, cada um com participação próxima de um terço do mercado. Segundo Costa, o avanço do setor está relacionado à diversificação das tecnologias disponíveis e ao menor custo de operação, quando comparado aos veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.
“É um mercado emergente, com expectativa de crescimento. Além da preocupação com a descarbonização, fatores externos, como as tensões no Oriente Médio e a possibilidade de aumento no preço do petróleo, também podem impulsionar a busca por alternativas aos combustíveis tradicionais”, explica.
Segundo o diretor, na Grande Vitória, atualmente existem 14 concessionárias que comercializam veículos eletrificados, o que representa cerca de 20% das concessionárias da região, estas são distribuídas entre diferentes categorias de veículos.
“Na Grande Vitória, existem algumas marcas voltadas mais para veículos de entrada e outras marcas de veículos mais luxuosos, então, o consumidor está com boas opções”.

