30.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Venda de imóveis em alta no Estado

Na Grande Vitória, 70% das 14 mil unidades em construção já foram vendidas.

Por Gustavo Costa

No último mês do ano, alguns setores já começam a fazer o balanço, refletindo sobre suas conquistas e desafios. Para setores como o de construção civil, 2023 fica com um saldo positivo. Segundo o Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES) cerca de 14 mil unidades em construção na Grande Vitória, sendo que em torno de 70% já foram comercializadas.

- Continua após a publicidade -

Para o presidente do Sinduscon,  Douglas Vaz, esse percentual de imóveis vendidos demonstra que está havendo um equilíbrio entre oferta e demanda. “Neste ano, o destaque fica por conta de lançamentos de imóveis de médio e alto padrão, principalmente em Vitória”, analisou.

Setor se recupera após a pandemia

O maior impacto que a indústria da construção sofreu durante a pandemia de COVID-19 foi com a alta no preço dos materiais. De acordo com Douglas Vaz, muitos itens que compõem a cesta de insumos do Custo Unitário Básico (CUB) como aço, fios e cabos elétricos, tijolo e blocos, dobraram de preço. “Esse aumento teve consequência nos anos seguintes, normalizando neste ano de 2023. A mudança de governo no país refletiu, principalmente, nas obras voltadas ao padrão de imóvel econômico enquadradas no programa Minha Casa, Minha Vida que voltou na atual gestão do presidente Lula”, disse.

Vaz lembra que já foram anunciadas também obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado e isso movimenta o setor de obras públicas.

E para 2024 as perspectivas são boas, de acordo com o presidente do sindicato do segmento. Vaz acredita que o retorno do MCMV promoverá um aquecimento ainda maior na oferta de imóveis. Além disso, ele aponta, a redução de juros é uma realidade “e a aprovação da reforma tributária avança. Esperamos que a reforma administrativa entre na pauta do Congresso em 2024. Sabemos que a construção civil é um termômetro da economia”, enfatizou.

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA