São 5.808 novos imóveis em construção na região que vai da Praia da Costa ao Jockey de Itaparica
Por Redação
O mercado imobiliário de Vila Velha segue em destaque com o maior número de unidades sendo construídas no Espírito Santo. Segundo o Censo Imobiliário divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), na orla do município canela-verde estão em construção 5.808 unidades, sendo 5.642 residenciais e 166 comerciais. A região compreende bairros como Praia de Itaparica, Praia da Costa, Itapuã e Jockey de Itaparica.
Vila Velha também apresentou crescimento expressivo no preço do metro quadrado dos imóveis, entre 2020 e 2024, registrando a maior valorização da Grande Vitória no período. De acordo com o levantamento, o valor médio do metro quadrado em Vila Velha saltou de R$ 6.564,75, em 2020, para R$ 13.267,75, em 2024, aumento de 102,11% em quatro anos. Esse crescimento superou o de outras cidades da região metropolitana, consolidando Vila Velha como o polo mais atrativo para investimentos no setor imobiliário.
“O principal motor dessa valorização foi a melhoria da infraestrutura urbana da cidade e a elevada procura por imóveis em áreas litorâneas, especialmente no trecho entre a orla de Itapuã e o Jockey de Itaparica. A forte demanda fez com que o preço do metro quadrado disparasse. Além disso, a expansão de projetos habitacionais para bairros como Santa Inês, Aribiri e Soteco, por exemplo, demonstra o potencial de crescimento do município e a confiança das incorporadoras no mercado local”, avalia Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.


Colodetti salienta, também, outro dado relevante do estudo realizado pelo Sinduscon-ES, apontando que 75% das incorporadoras que atuam na cidade planejam lançar mais empreendimentos em 2025, do que em 2024, quando 60% das empresas previam aumentar o número de lançamentos em Vila Velha.
Serra e Vitória
O Censo Imobiliário do Sinduscon-ES mostrou que no município da Serra os bairros Morada de Laranjeiras, Jardim Limoeiro, Planalto de Carapina, Central Carapina, Santa Luzia, Jardim Tropical e Parque Residencial Laranjeiras são os que concentram o maior número de imóveis em construção. São 1.837 unidades, sendo 1.833 residenciais e quatro comerciais.
Já em Vitória, os bairros da capital que concentram a maior oferta de novos imóveis são Enseada do Suá, Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Helena, Santa Lúcia e Praia do Suá. São 1.830 unidades sendo construídas, sendo 1.696 residenciais e 134 comerciais.