25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Vale promove evento virtual para apresentar iniciativas para uso do plástico reciclável

Pandemia fez disparar volume do lixo plástico no Brasil, que recicla menos de 2% do material

Estão abertas as inscrições para o Webinário “O que fazer com o plástico? Ideias inovadoras e sustentáveis para lidar com resíduos sólidos”, promovido pela Vale, que traz Juliana Lisboa, gestora cultural, diretora criativa e co-fundadora da InovaTE – Associação para Inovação, para compartilhar experiências e apresentar iniciativas inovadoras e sustentáveis para trabalhar com o plástico reciclável.

O Webinário – seminário virtual – gratuito vai acontecer no dia 29 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, e é aberto a todas as pessoas interessadas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo link da bio no Instagram @molaaaaa_ e os estudantes universitários receberão certificado de participação.

- Continua após a publicidade -

O descarte irregular de plástico e suas consequências para os ecossistemas humanos e naturais desperta discussões já há alguns anos em busca de soluções inovadoras, criativas e sustentáveis. De acordo com o Atlas do Plástico – estudo inédito realizado pela organização sem fins lucrativos alemã Fundação Heinrich Böll – o Brasil despeja de 70 a 190 mil toneladas de lixo por ano no mar, e o plástico representa cerca de 70% dos resíduos encontrados no litoral, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) causando problemas para a fauna e flora marinha, para a saúde das pessoas, comunidades tradicionais e turismo.

Além disso, apenas 1,28% de lixo plástico é reciclado, de acordo com dados da WWF citados pelo Atlas do Plástico. A pandemia do coronavírus fez o volume de lixo plástico no país atingir marcas preocupantes por conta do aumento disparado do delivery, do comércio eletrônico e do maior uso de material hospitalar descartável, como máscaras e luvas. Em 2018, ainda antes da pandemia, o Brasil já era o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo.

“Há uma quantidade enorme de plástico sendo produzida e consumida todos os dias, de forma indiscriminada, e sem pensar no descarte de todo esse volume, em como esse processo está acontecendo e como deveria acontecer. Precisamos propor e fomentar iniciativas inovadoras para reduzir a utilização do plástico, retirá-lo do meio ambiente e transformá-lo em um recurso precioso”, afirma Juliana Lisboa.

Quem é Juliana Lisboa?

Juliana Lisboa é designer interdisciplinar, diretora criativa, co-fundadora da Inova-TE – Associação para inovação e premiada com 1º lugar no Prêmio Oxford Design (2017). Acumula 12 anos de experiência no campo da cidadania, inovação social/ambiental e criação, atuando na fronteira entre o Design e outras linguagens.

A Inova-TE é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2016 que se desenvolve de forma colaborativa e em rede por meio de ações educativas de fomento à cultura, ciência e inovação, se conectando a comunidades de pessoas e outras organizações interessadas em soluções para os problemas contemporâneos a partir de metodologias criativas e tecnológicas. Em 2021, Juliana articulou o projeto “Plástico” com um grupo de pessoas interessadas no estudo e práticas sobre plástico que resultou na publicação “Era Plástico, modos de fazer”.

Hackathon

Durante o Webinário será lançado um evento de imersão criativa direcionado aos universitários e estudantes de cursos técnicos da Grande Vitória, Governador Valadares e Vale do Aço/MG e regiões.

“Em sua segunda edição, o evento online tem como objetivo estimular tecnologias e inovações voltadas para questões ambientais. A metodologia prevê uma maratona de desenvolvimento, com treinamentos, palestras e mentorias para instigar os estudantes a contribuirem com melhorias em suas comunidades”, reforça Tânia Semedo, analista de Relações com Comunidades da Vale.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA