25.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Ales aprova reajuste de até 25% para professor

O projeto de reajuste para os professores foi enviado pelo Governo do Estado na última terça-feira. A matéria foi aprovada em regime de urgência

Por Josué de Oliveira

Em uma sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (27), os deputados estaduais aprovaram o projeto do Governo do Estado que concede reajuste de até 25% para os professores da rede estadual de ensino.

- Continua após a publicidade -

Com a aprovação, o salário de entrada (inicial) do professor terá uma correção de 25%, passando para R$ 2,7 mil.

“Essa é a correção de entrada, que altera e muda um pouco no decorrer do avanço na carreira. O percentual médio de correção de salário, ao longo da carreira, é de 18,5%. O inicial é um pouco maior, pois queremos valorizar e tornar a atividade realizada pelo professor mais atrativa”, destaca Renato Casagrande.

O governador ainda explicou que desde o início do ano vem questionando o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade de conceder o reajuste para a categoria, já que a lei 173, de autoria do presidente Jair Bolsonaro, aprovada no Congresso Nacional, proíbe qualquer correção de salário ou concessão de abono entre os períodos do ano passado e este ano.

“Desde abril, fomos ao STF e perguntamos sobre essa situação, que inclusive ainda está em processo de julgamento. Como o STF ainda não respondeu, fomos questionar a legalidade no Tribunal de Contas do Estado e, desta forma, o órgão liberou o reajuste para atender a mudança constitucional e valorizar o profissional da educação. O reajuste vem com base nesta postura do Tribunal de Contas do Espírito Santo”, concluiu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA