24.4 C
Vitória
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

Ales aprova reajuste de até 25% para professor

O projeto foi aprovado em regime de urgência na Ales. Foto: Divulgação (Ales)

O projeto de reajuste para os professores foi enviado pelo Governo do Estado na última terça-feira. A matéria foi aprovada em regime de urgência

Por Josué de Oliveira

Em uma sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (27), os deputados estaduais aprovaram o projeto do Governo do Estado que concede reajuste de até 25% para os professores da rede estadual de ensino.

Com a aprovação, o salário de entrada (inicial) do professor terá uma correção de 25%, passando para R$ 2,7 mil.

“Essa é a correção de entrada, que altera e muda um pouco no decorrer do avanço na carreira. O percentual médio de correção de salário, ao longo da carreira, é de 18,5%. O inicial é um pouco maior, pois queremos valorizar e tornar a atividade realizada pelo professor mais atrativa”, destaca Renato Casagrande.

O governador ainda explicou que desde o início do ano vem questionando o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade de conceder o reajuste para a categoria, já que a lei 173, de autoria do presidente Jair Bolsonaro, aprovada no Congresso Nacional, proíbe qualquer correção de salário ou concessão de abono entre os períodos do ano passado e este ano.

“Desde abril, fomos ao STF e perguntamos sobre essa situação, que inclusive ainda está em processo de julgamento. Como o STF ainda não respondeu, fomos questionar a legalidade no Tribunal de Contas do Estado e, desta forma, o órgão liberou o reajuste para atender a mudança constitucional e valorizar o profissional da educação. O reajuste vem com base nesta postura do Tribunal de Contas do Espírito Santo”, concluiu.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade