Vacinação contra o sarampo continua nas unidades de saúde

A campanha de vacinação acabou, mas a administração da dose de sarampo continua. - Foto: Divulgação

No Espírito Santo, a cobertura vacinal foi atingida, mas as doses da vacina contra o sarampo ainda estão disponíveis à população

A campanha de vacinação contra o sarampo terminou na último sábado (30), mas as doses da vacina continuam disponíveis à população em qualquer unidade de saúde do Espírito Santo.

Sendo assim, pessoas com 6 meses a 49 anos, desde que nunca tenham sido vacinadas ou com o cartão de vacinação incompleto podem se imunizar. Já bebês de seis meses a menores de 1 ano devem receber a dose zero. E a partir de 1 ano, a criança recebe a primeira dose da vacina tríplice viral e aos 15 meses, a segunda dose.

Além disso, de 1 e 29 anos é preciso receber duas doses da vacina com o componente sarampo. Pessoas de 30 a 49 anos recebem apenas uma dose da vacina.

Boletim

De acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (05), foram registradas 289 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 282 casos foram descartados, dois foram confirmados e cinco seguem em investigação.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosamente grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário