Sarampo: começa mais uma fase da vacinação nesta segunda (18)

Etapa que contempla pessoas de 19 a 29 anos da vacinação contra o sarampo tem início dia 18 de novembro
Em 2020, haverá novas fases dentro da campanha de vacinação (Foto - Prefeitura de Vila Velha/Divulgação)

Pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade são o alvo principal

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação e anotação das equipes de vacinadores. Dentro da estratégia de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde, novas etapas da campanha contra o sarampo terão prosseguimento em 2020 com público alvo nas seguintes faixas: de 5 a 19 anos, de 30 a 49 anos e de 50 a 59 anos. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças e 13,6 milhões de adultos.

Desta vez o público prioritário receberá duas doses da vacina tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – num intervalo mínimo de 30 dias.

Em Vila Velha

As vacinas para essa segunda fase no município de Vila Velha estão disponíveis em 17 unidades de saúde, das 7h às 16h30, com exceção dos postos da Prainha e Jardim Colorado. A imunização prossegue até 30 de novembro, de segunda à sexta-feira.

Na Serra

O horário de vacinação nas unidades regionais de saúde, localizada nos bairros
Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada e Serra-Sede, é das 8h30 às 16h30.

Já nas unidades básicas, o horário sofre alguma variação de acordo com o horário da sala de vacina de cada uma delas. Essas unidades estão localizadas em André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, P.R. Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Porto Canoa e Vila Nova de Colares.

Leia também
Conteúdo Publicitário