28.3 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Vacinação contra febre aftosa segue até 31 de maio

Leia Também

População pode escolher nome do Hospital Materno Infantil da Serra

Encerra na sexta-feira (05), a escolha do nome do Hospital Materno Infantil, que está em fase de conclusão no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Mais de 14 mil casos confirmados do novo coronavírus no ES

Segundo o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chegou a 14.285 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Imunização faz parte do plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa)

Segue até o dia 31 de maio a primeira etapa da campanha de vacinação obrigatória contra febre aftosa no Espírito Santo. Precisam ser imunizados bois e búfalos com até dois anos de idade. No Estado, a campanha, que é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/ES), começo no dia 1º do mês.

A partir deste ano, os produtores devem ficar atentos para a alteração na dosagem da vacina, que passou de 5ml para 2ml para cada animal, disponibilizada em frascos de 15 ou 50 doses.

Além da alteração na dose, a nova vacina apresenta mudanças em sua composição com a expectativa de que ocorram menos reações nos animais (caroços, inchaço). As vias de aplicação continuam as mesmas (intramuscular ou subcutânea), porém recomenda-se a subcutânea (entre o couro e o músculo – na tábua do pescoço) como preferencial a fim de minimizar as reações locais.

Aqueles que deixam de imunizar os animais estão sujeitos a multa. Além disso, ficarem impedidos de retirar animais de suas propriedades até regularizarem a situação sanitária do rebanho.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, é importante que os criadores estejam comprometidos com a imunização e que espera que a totalidade do rebanho seja atingida. “Estamos próximos da retirada da vacinação, prevista para 2021, e precisamos manter a cobertura vacinal em um bom nível para que não comprometa o previsto no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) 2017 – 2026”, explicou.

Como vacinar

A vacinação é de responsabilidade do produtor e as vacinas devem ser adquiridas, durante o período da etapa, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf. Após a compra, é importante seguir as normas de transporte, manutenção, higienização e aplicação para não comprometer a qualidade do produto.

O médico-veterinário Porto Junior, responsável no Idaf pelo Pnefa, explica que elas devem ser transportadas em isopor de tamanho adequado, com gelo em quantidade suficiente, e ser conservadas na temperatura correta (de 2°C a 8°C). Outra recomendação é substituir a agulha a cada dez animais vacinados e limpar seringa e agulhas no início e ao final do procedimento, fervendo-as e guardando-as limpas e secas.

Comprove a vacinação

A comprovação da vacinação é obrigatória e pode ser feita pela internet (até 31 de maio) ou nos escritórios do Idaf (até 10 de junho). Para o procedimento on-line é preciso comparecer previamente ao escritório do Instituto para obter login e senha de acesso ao sistema, caso ainda não possua.

Durante a comprovação da vacinação, os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade desde a última atualização do rebanho.

Os produtores que não tenham animais em idade vacinal também devem fazer a atualização do rebanho, até o dia 10 de junho.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Ao avaliar os dados de atividade, Roberto Campos Neto também afirmou que houve uma piora crescente da expectativa entre agentes econômicos sobre o PIB.

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade