24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Parques Estaduais garantem lazer em meio à natureza

ES possui cinco parques estaduais com entrada gratuita. Confira localização e horários de visitação

Por Mariah Friedrich

Os parques estaduais do Espírito Santo são opções de lazer para os amantes da natureza explorarem as belezas de norte a sul do território capixaba. Geridos pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), cinco parques estaduais podem ser visitados gratuitamente, oferecendo uma diversidade de paisagens e atividades.

- Continua após a publicidade -
Parques Estaduais garantem lazer em meio à natureza
Parque Estadual Paulo César Vinha – Foto: Divulgação/ Setur

Em Guarapari, o Parque Estadual Paulo César Vinha desempenha um importante papel na preservação da restinga. Com diversas trilhas e acesso a praias, sua atração mais procurada é Lagoa de Caraís, uma lagoa de água doce de coloração avermelhada que fica junto à praia.

Outras atrações incluem as praias de Caraís, Setibão e Dulé, que proporcionam desde banhos revigorantes até a prática de surf. O parque também conta com diversas trilhas, como a Trilha da Restinga, Trilha do Alagado e Trilha da Clusia, que permitem aos visitantes explorarem as diferentes paisagens e ambientes naturais, como a vegetação de restinga, planícies alagadas e floresta de restinga.

Parques Estaduais garantem lazer em meio à natureza
Parque Estadual de Itaúnas – Foto: Leonardo Merçon/ Setur

O Parque Estadual de Itaúnas, localizado em Conceição da Barra, é uma importante área de preservação da Mata Atlântica. Entre as atrações, destacam-se as trilhas do Tamandaré, Buraco do Bicho e da Borboleta, que proporcionam aos visitantes a oportunidade de se conectar com a natureza e explorar a diversidade de ecossistemas presentes, incluindo restinga, manguezal, dunas, floresta de tabuleiro e alagados. 

Devido as festas de fim de ano, alguns parques ficarão fechados em dias específicos
Parque Pedra Azul -Foto: Marcelo Moryan/MTUR

Para os amantes de montanhas, o Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, é uma escolha popular. Com trilhas autoguiadas e piscinas naturais, os visitantes podem percorrer cenários deslumbrantes, como mirantes, piscinas naturais, formações rochosas e uma exuberante vegetação, além de proporcionar avistamentos de animais silvestres. Além disso, com a ajuda de guias profissionais, é possível escalar até o topo da Pedra Azul, tornando a visita ainda mais emocionante.

Parques Estaduais garantem lazer em meio à natureza
Pico do Forno Grande – Foto: Karol Gazoni/ Iema

Próximo à Pedra Azul, encontra-se o Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo. Nele fica o Pico do Forno Grande que, com seus impressionantes 2.039 metros de altitude, é considerado um dos pontos mais altos do Espírito Santo. Durante a visita ao Parque, os visitantes podem desfrutar de uma beleza singular que inclui trilhas com visuais de tirar o fôlego e poços amarelos para banhos refrescantes. Há também a possibilidade de escalar até o cume, com apoio de profissionais.

Na região geográfica e turística do Caparaó, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, situado em Alegre, encanta os visitantes com sua exuberante cachoeira de 144 metros de altura, considerada a maior do Espírito Santo. Além da queda d’água impressionante, o parque oferece atrativos naturais e trilhas que permitem explorar a rica biodiversidade da região, incluindo mirantes panorâmicos, circuitos de trilhas e pontos históricos.

Confira a seguir os horários de visitação e endereço completo dos parques estaduais:

Parque Paulo Cesar Vinha
Rodovia ES-060 – Km 37.5, Setiba, em Guarapari
Visitação das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.

Parque de Itaúnas
Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra
Visitação das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.

Parque de Pedra Azul
Rota do Lagarto, s/n, Km 03, distrito Pedra Azul, em Domingos Martins
Visitação das 8h às 16h
Capacidade de visitantes por dia: 150 pessoas por dia
Agendamento para visitação ou para escalada até o topo no site do Iema 

Parque do Forno Grande
Estrada rural s/n, distrito Forno Grande, em Castelo
Visitação das 8h às 16h
Agendamento para visitação ou para escalada até o topo no site do Iema 

Parque Cachoeira da Fumaça
Rodovia ES-484, distrito de Araraí, em Alegre
Visitação das 8h às 17h. Não é necessário agendamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -