24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

TSE dá aval para Rigoni deixar PSB

O processo envolvendo o deputado Felipe Rigoni começou a ser julgado em 12 de maio de 2020

O deputado federal Felipe Rigoni (ES) pode deixar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) sem perder o mandato. A decisão foi proferida na noite de terça-feira (13) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na ação, Rigoni sustentou, entre outros pontos, que a existência de desvios reiterados do programa partidário e a grave discriminação política pessoal sofrida desde que votaram a favor da Reforma da Previdência Social, em 2019, caracterizariam a devida justa causa para se desligarem da agremiação.

- Continua após a publicidade -

O processo envolvendo o deputado Felipe Rigoni começou a ser julgado em 12 de maio de 2020, quando o relator, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, votou pela improcedência da ação e pela extinção do processo. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso.

Na sessão desta terça-feira, Barroso abriu divergência do relator, ao argumentar que a carta-compromisso firmada entre o PSB e o movimento cívico Acredito – do qual Felipe Rigoni fazia parte – tem eficácia jurídica para se sobrepor à posição do partido contra a Reforma da Previdência Social.

“Entendo que a punição do requerente, em violação ao compromisso formal assumido, constitui grave discriminação política pessoal, caracterizadora de justa causa para a desfiliação partidária”, afirmou o presidente do TSE.

Rigoni comemorou a decisão e disse que a desfiliação é um vitória que compartilha com todos os 84.405 capixabas que o ajudaram a eleger em 2018.

“É também uma vitória da política baseada em evidências, que coloca os interesses do país acima de questões partidárias e ideológicas”, afirmou.

O deputado disse que deixa o PSB com a certeza de que sempre agiu com ética e transparência. “Fiz escolhas conscientes, baseadas em muito estudo, apresentados quando contrariei as orientações da legenda”.

Apesar de ter recebido alguns convites para aderir a outros partidos, Rigoni afirmou que ainda não sabe qual partido irá se filiar.

“Seguirei trabalhando em Brasília pela população capixaba, com foco na construção de soluções para nosso país”, afirmou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA