Blindados, os Totens de Segurança reconhecem rostos, placas e comportamentos suspeitos, além de possuírem um botão para conexão direta com o Ciodes
Por Amanda Amaral
Anunciados em junho, os Totens de Segurança – torres blindadas com câmeras 360º e reconhecimento fácil, já estão em funcionamento. Cariacica foi o primeiro município a contar com os equipamentos, que foram instalados em dois pontos da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande.
O investimento total é de R$ 19 milhões, com recursos do Tesouro Estadual, para instalação de 40 equipamentos. O lançamento oficial do Totem de Segurança aconteceu nesta segunda-feira (28), com a presença do governador Renato Casagrande, que explicou a escolha por Cariacica devido ao comércio forte na Avenida Expedito Garcia.
O objetivo do equipamento é aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio, de acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesp).
Monitoramento urbano inteligente
Com quatro metros de altura, o Totem de Segurança possui um sistema de atendimento ao público, com acesso direto ao Ciodes 190 apenas apertando um botão. Possuem giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.
A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.
Esse equipamento de monitoramento urbano inteligente atuará em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190) com objetivo de prevenir e reduzir a criminalidade e a violência, segundo a Sesp, que também destacou que o Totem de Segurança inibe a prática de crimes e acelera a resposta para emergências.
Reconhecimento facial
“Com esse sistema, estamos criando uma rede inte-grada que conecta as câmeras de rua e nos ônibus com as viaturas policiais, possibilitando a identifica-ção de pessoas procuradas e a elucidação de crimes. O objetivo é reduzir a impunidade e aumentar a sensação de segurança, oferecendo ao cidadão uma forma de buscar ajuda rapidamente em caso de necessidade”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O Governo do Estado também utiliza câmeras de reconhecimento facial em dez terminais do Sistema Transcol e em ônibus da frota, que também estão espalhadas pela Região Metropolitana de Vitória, em locais e prédios públicos. A Sesp selecionou 50 pontos onde possivelmente os Totens de Segurança podem ser instalados, porém o contrato prevê a instalação de 40 deles.
Confira os pontos selecionados pela Sesp para instalação dos Totens de Segurança:
Vitória – Parque Moscoso
Vitória – Praça Costa Pereira – Centro de Vitória
Vitória – Praça Princesa Isabel – Centro
Vitória – Praça do Papa
Vitória – Enseada do Suá – Frente ao Shopping Vitória
Vitória – Enseada do Suá – Atrás do Shopping Vitória
Vitória – Reta da Penha – Próximo ao Boulevard e Centro da Praia
Vitória – Praça dos Namorados
Vitória – Triângulo das Bermudas
Vitória – Ponte Ayrton Senna
Vitória – Praça de Itararé
Vitória – Reta da Penha – próximo à Findes
Vitória – Praia de Camburi
Vitória – UFES – saída Jardim da Penha
Vitória – Praia de Camburi – próximo as arenas de shows
Vitória – Jardim Camburi – Praia de Camburi
Vitória – Parque da Vale
Viana – Marcílio de Noronha – Praça
Viana – Centro de Viana
Serra – Terminal de Carapina
Serra – Jardim Limoeiro
Serra – Praça de Novo Horizonte
Serra – Laranjeiras – Av. Central com Norte Sul
Serra – Parque Residencial Laranjeiras
Serra – próximo ao Shopping Montserrat – Laranjeiras
Serra – Serra-Sede
Serra – Manguinhos
Serra – Jacaraípe
Vila Velha – Cobilândia
Vila Velha – Glória 1 -Av. Jerônimo Monteiro
Vila Velha – Glória 2
Vila Velha – Praça Duque de Caxias
Vila Velha – Prainha
Vila Velha – Praia da Costa – Final
Vila Velha – Itapuã – Av. Resplendor
Vila Velha – Itapuã – Orla
Vila Velha – Itapuã – Jair de Andrade
Vila Velha – Ao Lado do Shopping Vila Velha e UVV
Vila Velha – Praça de Coqueiral
Vila Velha – Praça do Ciclista
Vila Velha – Praça de Gaivotas
Vila Velha – Terminal Itaparica/Rodoviária
Cariacica – Ceasa – Vila Capixaba
Cariacica – Avenida Expedito Garcia
Cariacica – Avenida Expedito Garcia _ponto 2
Cariacica – Mercado Municipal Cariacica
Cariacica – Jardim América
Guarapari – Divisa da Areia Preta e Castanheiras
Guarapari – Centro Muquiçaba
Guarapari – Praia do Morro
Fonte: Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesp).

