Desde sua inauguração, o Centro tem avançado com tecnologia na segurança, atendendo mais de 55 milhões de ocorrências
Por Redação
Você já pediu ajuda emergencial para as forças policiais e recebeu atendimento rápido? Sabia onde estava a equipe que atendeu seu chamado? Há 20 anos, o governo estadual criou um modelo de atendimento estratégico e integrado, conhecido como Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Espírito Santo (Ciodes). Este centro foi idealizado para concentrar as equipes de atendimento em locais estratégicos, otimizando a resposta às emergências.
“Precisamos comemorar as duas décadas de existência do Ciodes, cujo atendimento à população está em constante melhoria. As pessoas sabem que, quando ligam, terão a resposta que necessitam. Unindo o uso da tecnologia com o trabalho integrado das nossas forças policiais e demais agências em benefício dos cidadãos”, pontuou o governador do Estado, Renato Casagrande, durante uma sessão solene na última quarta-feira (24), destacando a importância dos 20 anos do Ciodes.
O Ciodes reúne em um único espaço as seguintes instituições:
- Polícia Militar do Espírito Santo (PMES);
- Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES);
- Polícia Civil do Espírito Santo (PCES);
- Polícia Penal do Espírito Santo (PPES);
- Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases);
- Guarda Municipal de Vitória.
Além dessas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras Guardas Municipais atuam de maneira integrada, embora permaneçam em suas respectivas sedes.
“O Ciodes, hoje, é a referência de socorro do cidadão. É o primeiro lugar que ligamos quando passamos por uma situação de crime, de acidente, de incêndio, até mesmo de necessidade de atendimento hospitalar”, relatou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, durante a solenidade.
Reforma e Modernização
Em 2023, o Ciodes passou por uma significativa reforma, expandindo sua sede para ocupar todo o segundo andar do prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
A estrutura modernizada agora inclui:
- Salas de Teleatendimento: Com atendimento a surdos e suporte direto ao cidadão.
- Ampla Sala de Despacho: Acomoda todas as agências e facilita a comunicação digital com os recursos operacionais.
- Centrais de Atendimento de Emergência: Duas centrais, Metropolitana e Sul, equipadas com sistemas de despacho conectados à computação embarcada.
- Tecnologia de Despacho: Permite que os agentes de segurança despachem e realizem consultas diversas pelo celular.
Tecnologia de Ponta
Um dos destaques tecnológicos do Ciodes é o **Cerco Inteligente**, que monitora as principais rodovias do estado com câmeras equipadas com inteligência artificial. Desde sua implementação, essa tecnologia já ajudou na recuperação de mais de 1.100 veículos, evidenciando a eficácia das soluções tecnológicas no combate ao crime.