24.9 C
Vitória
terça-feira, 21 maio, 2024

Top Marcas se consolida no mercado capixaba

Top Marcas se consolida no mercado capixabaA pesquisa Top Marcas 2011, divulgada na edição de maio da revista ES Brasil, movimentou o mercado empresarial e publicitário capixaba. Em seu terceiro ano consecutivo, a pesquisa vem cumprindo sua missão de mapear e identificar os hábitos de consumo do público das classes A e B da Grande Vitória, sendo reconhecida por sua credibilidade.

Educação, telefonia, veículos, gastronomia, vestuário e livraria são apenas algumas das categorias apresentadas pela pesquisa, que cresceu e conquistou seu espaço no mercado empresarial do Espírito Santo. A novidade desta edição ficou por conta dos gráficos comparativos, que permitiram ao mercado mensurar com maior segurança o posicionamento das marcas.

- Continua após a publicidade -

Reconhecimento
Assegurar que uma marca estará presente na rotina dos consumidores, sendo a mais lembrada não apenas em pesquisas como também no momento da compra, não é tarefa simples. A oferta de produtos é grande em qualquer categoria e, por isso, as empresas investem em iniciativas para se destacarem umas das outras e fidelizar seus clientes.

A gerente de marketing da Galwan, Ana Carolina Lourenço, explica que ser reconhecido em pesquisas de lembrança de marca demonstram para as empresas se estão, de fato, seguindo no caminho correto. “As pesquisas também valorizam estas empresas junto ao público consumidor, o que é muito importante”, diz.

A construtora foi a mais lembrada na categoria “Empreendimento” em todas as três edições. “A pesquisa Top Marcas é reconhecida e importante para que as empresas e os clientes possam avaliar o que temos com mais qualidade no mercado e optar por esse diferencial”, afirma a gerente.

Ressaltando que as pesquisas de lembrança de marca demonstram o que realmente está na cabeça do consumidor, o diretor-executivo da Ótica Paris, Getúlio Gomes de Azevedo, acredita que a Top Marcas aponta com maior precisão o caminho a ser tomado pelas empresas, por ser uma publicação séria e responsável. “A ES Brasil é uma revista já consagrada pelo público leitor, especialmente das classes A e B. Com suas matérias relevantes, se mostra comprometida com o Espírito Santo. E uma pesquisa feita por uma revista com essa qualificação só traz a certeza de sua idoneidade”, afirma Getúlio.

Segmentação
A pesquisa Top Marcas se dedica a pesquisar as preferências de consumo da classe AB na região da Grande Vitória, ou seja, foram pesquisadas somente pessoas com renda a partir de R$5 mil. O grupo de pessoas que compõe esta determinada classe já representa pouco mais de 20% das famílias da região Metropolitana.

Este consumidor tem se revelado mais exigente em suas escolhas, com padrões de consumo mais elevado e também mais informados sobre o que está disponível no mercado. Este novo comportamento faz com que as empresas estejam mais atentas à suas ações, e empenhadas na tarefa de se diferenciar frente ao público.

A segmentação do público, referência da pesquisa Top Marcas, é ressaltada pelo mercado empresarial, que observa atentamente às exigências do consumidor. O diretor Comercial da Kurumá, José Geraldo Cunha, destaca que segmentar o público facilita as ações da empresa. “Não temos nenhuma pesquisa desse tipo no Espírito Santo, focada nas classes A e B, e a Top Marcas veio preencher essa lacuna para o mercado. As empresas que também atuam com segmentação têm uma ferramenta mais precisa para trabalhar e tomar suas decisões”, pontua.

Em primeiro lugar na lembrança dos capixabas das classes A e B por três anos consecutivos, a Livraria Logos também aproveita a pesquisa para mensurar sua presença junto ao consumidor e traçar suas metas de atuação, conforme explica seu diretor, Sílvio Foli. Ele ressalta que a segmentação do público pesquisado faz toda a diferença.

“A pesquisa é relevante no que diz respeito a um público específico, o que auxilia as empresas no planejamento de ações voltadas para esses consumidores”, avalia Sílvio. Para ele, a divulgação da pesquisa é importante para que os leitores da revista ES Brasil conheçam melhor o trabalho de quem conquistou a credibilidade e a confiança do consumidor.

Além de auxiliar no planejamento das ações estratégicas e de posicionamento, o sócio-diretor da Casas Santa Terezinha, Landry de Oliveira, afirma que a pesquisa Top Marcas é importante para que os empresários capixabas possam trabalhar a força de suas marcas e também para promover uma concorrência salutar no mercado. “Iniciativas como esta ajudam muito na administração dos recursos da empresa e incentivam a concorrência. Isso é muito saudável para os consumidores, pois, consequentemente, os empresários vão investir mais em inovação para conquistá-los”, avalia Landry.

Se você perdeu a última edição da revista ES Brasil, com a pesquisa Top Marcas, entre em contato com nossa equipe e adquira seu exemplar pelo telefone 2123-6500. Você também pode visitar nosso site e conferir os dados que foram divulgados, acesse www.esbrasil.com.br.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA