22.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Prefeitura de Anchieta vai implantar microchips em animais

Aparelhos permitirão o rastreio e armazenamento de informações dos animais, como status de vacinação e identidade dos tutores legais

Por Otávio Gomes*

Na próxima terça-feira (28), a prefeitura de Anchieta começará a implantar microchips de identificação e rastreamento em aproximadamente 8.000 cães. Medida faz parte da implementação do Sistema Municipal de Identificação de Animais Domésticos (Smiad), criado com a aprovação da lei municipal nº 1.501/2021, promulgada em 2021.

- Continua após a publicidade -

A prefeitura espera microchipar entre 7.000 e 8.000 cães, entre tutorados, semi-domiciliados e errantes. A ação tem o objetivo de identificar animais desabrigados para vacinação, castração e encaminhamento à adoção. Já em relação aos animais que têm tutores, em caso de posterior abandono ou maus-tratos, o procedimento permitirá identificar os donos, que poderão ser responsabilizados legalmente.

Censo animal

Também no dia 28, a Gerência Operacional de Bem-Estar Animal (Gobea) do município de Anchieta iniciará a primeira etapa do “Censo Canino e Felino”. Os agentes de saúde irão visitar residências que possuem animais e realizar um questionário com o(s) tutor(es). O levantamento é necessário para a coleta dos dados que serão gravados em microchips de cães tutorados.

O microchip irá armazenar o histórico de vacinas e outras informações pertinentes dos tutores e também dos animais, como raça, nome, sexo, cor, porte, pelagem, idade real ou presumida, se foi castrado ou não, número de registro dos pais e/ou filhos, quando houver.

O “Censo Canino e Felino” vai iniciar pelos bairros: Alvorada, Benevente, Cantagalo, Centro, Jardim das Oliveiras, João XXVIII, Justiça I, Justiça II, Morro da Penha, Nova Anchieta, Nova Esperança, Nova Jerusalém, Novo Horizonte, Planalto, Ponta dos Castelhanos, Portal de Anchieta, Porto de Cima, Recanto do Sol, São Pedro e Vila Samarco.
A Lei 1.501/2021 também determina o rastreamento de gatos e cavalos do município, o que será feito nas etapas posteriores do censo, após o registro dos cães.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA