24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Tenor capixaba é finalista de concurso de canto lírico

Estudante da Fames, Samuel Barbosa ficou entre quinze finalistas do 22º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Por Mariah Friedrich

O tenor capixaba Samuel Barbosa, estudante do Curso de Bacharelado em Música Canto Erudito da Fames, foi salecionado entre os quinze finalistas do 22º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, promovido pela Cia. Ópera São Paulo ao longo da última semana.

- Continua após a publicidade -

O concurso, que teve suas etapas realizadas em Jacareí e São Paulo, reuniu um total de 115 cantores líricos de toda a América Latina entre os dia 17 e 24 de março (domingo da última semana a domingo desta semana).

Com participação de cantores líricos brasileiros e latino-americanos com idades entre 18 e 40 anos, a competição é considerada um dos grandes eventos do cenário da ópera latino-americana.

Dos 116 inscritos, 41 participantes de 14 países latino-americanos e 75 brasileiros originários de 16 estados, além do Distrito Federal, 47 candidatos avançaram para a semifinal em São Paulo e os mais destacados foram para a grande Final em Jacareí, cidade de Paulo Ésper, organizador do concurso há décadas. 

Samuel Barbosa conquistou seu lugar entre os 15 melhores cantores do concurso, demonstrando sua habilidade vocal, expressividade e talento artístico, além de receber orientações e feedback do júri composto por especialistas de renome mundial.

Figuras de destaque no universo lírico internacional, o júri teve como integrantes nomes como Richard Martet, fundador e editor da revista francesa Opéra Magazine; Vincent Boussard, diretor de ópera; Fabiana Crepaldi; Carlos Rauscher; Robson Tirotti; Jorge Coli e pela primeira vez no Brasil a soprano Patrizia Ciofi, protagonista em palcos como o Scala de Milão, Metropolitan de Nova Iorque, Ópera de Paris e Covent Garden de Londres.

Além de sua participação no concurso, Patrizia Ciofi também ofereceu master classes e ministrou uma palestra no Instituto Italiano de Cultura proporcionando um intercâmbio cultural para os amantes da música lírica no país.

O sucesso de Samuel Barbosa e de todos os participantes reflete não apenas o talento individual, mas também o comprometimento e a dedicação ao universo da ópera, que continua a encantar e inspirar audiências ao redor do mundo. Parabéns a todos os envolvidos por mais uma edição memorável do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas!

Samuel Barbosa destacou a importância desse momento em sua trajetória no canto lírico. “Chegar na final do meu primeiro concurso foi um importante passo para mim e também um incentivo para continuar estudando e compartilhando um pouco do que arde nos corações de todos os jovens cantores que participaram desde concurso: o amor pela ópera, pelo canto lírico”, disse o tenor. 

Ele também expressou gratidão à Fames – Faculdade de Música do Espírito Santo, onde desenvolve seus estudos musicais e artísticos sob a orientação do estimado professor Lício Bruno, aos amigos e familiares que o incentivaram a perseverar e se dedicar cada vez mais e a Cia de Ópera de São Paulo e seus parceiros em promover e valorizar a música lírica e o talento dos jovens cantores.

“Agradeço à Cia de Ópera de São Paulo e seus colaboradores por lutar pela ópera e nos dar a oportunidade de mostrar todo nosso trabalho no início de nossas carreiras”, declarou o tenor capixaba.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -