Tecnologia é uma das principais tendências do mercado fitness em 2022
Por Paula Bourguignon
Empresas investem em tecnologias que fazem medição do percentual de gordura, massa muscular e água corporal e enviam resultados direto para o celular do aluno
O ano de 2020, com o ápice da pandemia de Covid-19, marcou uma série de mudanças na vida das pessoas e no mercado. Um dos setores impactados foi o dos empreendimentos fitness, que primeiro enfrentou a impossibilidade de operar e depois precisou se reinventar para atender às necessidades do novo público fitness que surgiu.
- ES: Mais de 32 mil novos empregos em 2022
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Novidade. Agora, em 2022, a 16ª edição da Pesquisa Mundial de Tendências Fitness para 2022, elaborada pelo American College of Sports and Medicine (ACSM), vem apontar as novas tendências do setor e a principal delas é a tecnologia utilizável.
Chamados de “wearables” ou “tecnologia utilizável”, basicamente estamos falando de rastreadores fitness, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS que ajudam no controle de performance.
Consolidados por marcas como Polar, Fitbit e Apple, esses dispositivos podem ser usados como contadores de passos, podem rastrear a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, tempo de sono e muito mais.
E já que muitos desses recursos já estão disponíveis para uso pessoal, a demanda dos consumidores tem sido por academias e estúdios fitness cada vez mais tecnológicos.
Em Vitória, as empresárias Flávia Zon e Catiane Almeida, proprietárias da SoulFit Studio Boutique já começaram a investir para se adequar à tendência.
Elas estão implantando duas tecnologias: um monitor cardíaco para monitorar em tempo real a intensidade do treino, que permite identificar o desempenho, gasto calórico, batimentos cardíacos dos alunos e fazer os ajustes necessários durante a prática; além de um scanner de composição corporal, com o que há de mais moderno no mercado quando o assunto é avaliação de bioimpedância, que é capaz de medir a composição corporal do usuário.
“Hoje, as pessoas treinam para ter saúde e buscam numa academia mais do que a orientação do profissional de educação física. Percebemos uma demanda por treinamento e avaliação personalizada, com dados e informações cada vez mais precisos. É preciso investir e se atualizar para permanecer no mercado e oferecer aos alunos um verdadeiro diferencial na área fitness”, explica Catiane Almeida.
O scanner implementado por elas tem uma interface de alto impacto na avaliação e envia o resultado online diretamente para o celular do aluno.
Com tecnologia de ponta, o equipamento faz a medição do percentual de gordura, massa muscular e água corporal, nível de gordura visceral (que fica acomodada junto aos órgãos) e taxa metabólica basal, que é a quantidade de calorias gastas por dia sem atividade física.