25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, segundo OMS

Veja os principais locais para buscar ajuda no tratamento contra o tabagismo

Por Kebim Tamanini

O Dia Nacional do Combate ao Fumo (29/08), é o momento para alertar e conscientizar a população sobre como é grave o consumo de tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, das quais cerca de sete milhões são resultados do uso direto e um milhão corresponde a não-fumantes expostos passivamente ao cigarro.

- Continua após a publicidade -

O hábito de consumir cigarros pode gerar mais de 50 tipos de doenças para o indivíduo, dentre elas está o câncer. Fumar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer em regiões onde a fumaça passa no organismo como boca, língua, faringe e laringe. Por este motivo, alguns usuários deixaram o cigarro tradicional e migraram para a versão eletrônica, conhecidos como “vapes”.

“Qualquer tipo de cigarro é prejudicial para o organismo. Tabaco, nicotina, cigarro de palha e cigarros eletrônicos geram doenças graves. A exposição a esse tipo de toxina aumenta em até 10 vezes as chances de desenvolver tumores. Por isso, reforço o alerta principalmente para o público jovem”, ressalta a oncologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dra. Juliana Alvarenga.

Tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, segundo OMS
A oncologista, Dra. Juliana Alvarenga alerta principalmente o público jovem.

 A especialista alerta que o câncer de pulmão é o que mais mata, e em 80% dos casos, está relacionado ao tabagismo. E lembra que o fumante passivo também sofre e pode desenvolver doenças. 

No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) disponibiliza tratamento à população fumante com o Programa Estadual de Controle de Tabagismo. Em 2023, no primeiro quadrimestre, o programa registrou um total de 965 pacientes que buscaram e iniciaram o tratamento. Em 2022, em todo o ano, foram registrados 3031 casos.

Para participar, é preciso procurar a Secretaria de Saúde Municipal ou solicitar informações sobre o atendimento pelo telefone do Programa Estadual de Controle do Tabagismo: (27) 3636-8206, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h, ou enviando e-mail para [email protected].

Veja onde buscar ajuda nas principais cidades do Espírito Santo:

Vitória

Na capital, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão aptas a oferecer o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) com profissionais capacitados e utilizando o modelo preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que inclui a abordagem cognitivo-comportamental do fumante, com treinamento de habilidades comportamentais, visando à cessação e à prevenção da recaída. Quando há indicação, existe também o tratamento medicamentoso.

Vila Velha

Tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, segundo OMS
A Unidade de Saúde de Ataíde faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Os grupos de apoio, iniciativa do Programa de Tabagismo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, dentro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), acontecem em 15 Unidades de Saúde da cidade, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Os munícipes podem se inscrever para participar do Programa nas Unidades de Saúde: Jaburuna, Coqueiral de Itaparica, Araçás, Ibes, Divino Espírito Santo, Jardim Colorado, Vila Garrido, Dom João Batista, Ataíde, Paul, São Torquato, Barramares, Ulisses Guimarães, Barra do Jucu e Ponta da Fruta.

Cariacica

A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) conta com o Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista, que funciona em quatro Unidades Básicas de Saúde: Jardim América, Santa Fé, Jardim Botânico e Nova Canaã, Flexal 2, Campo Verde e Bela Aurora.

A pessoa que quer parar de fumar deve fazer a inscrição na unidade que oferece o programa. O usuário já sai da inscrição com data de avaliação agendada.

Serra

A Prefeitura da Serra informa que possuem equipes multidisciplinares composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, o programa de combate ao tabagismo da Serra funciona em suas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede), e também nas Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida e Nova Carapina I, São Marcos e Cidade Continental.

Para ter acesso ao serviço, o interessado deve se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, portando cartão do SUS, comprovante de residência e documento com foto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA