26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Strada ultrapassa Onix e Creta é o SUV mais vendido em 2023

T-cross é o único representante da Volkswagen entre os 15 carros mais vendidos de 2023, enquanto a Fiat tem 4 SUVs na lista

O Chevrolet Onix retomou o posto de automóvel mais vendido do Brasil em 2023, mas não manteve a dianteira nas vendas no primeiro bimestre. O tradicional balanço da Fenabrave, associação que reúne as concessionárias de veículos no País, trouxe os números atualizados dos dois primeiros meses do ano. As vendas de automóveis e comerciais leves caíram 8,2% em fevereiro na comparação com janeiro. E a Fiat Strada, que foi a campeã de vendas em 2022, volta a ser o veículo de quatro rodas mais emplacado do mercado.

Strada ultrapassa Onix e Creta é o SUV mais vendido em 2023
Chevrolet Onix – Foto: Chevrolet Rosario/Via Twitter

O relatório também aponta outras mudanças no ranking. Digamos que fevereiro teve uma nova “dança das cadeiras” entre os modelos mais vendidos. O resultado mais surpreendente é a queda do Hyundai HB20. O hatch da marca sul-coreana, que é feito em Piracicaba (SP), foi o automóvel mais vendido de 2022. Mas, neste ano, o hatch caiu dez posições e foi de 6º para 16º colocado. A queda de janeiro para fevereiro foi expressiva: recuou de 4.840 para 2.992 unidades.

- Continua após a publicidade -

Contudo, apesar de perder posições com o seu modelo de entrada, a Hyundai celebra o resultado do Creta, que superou o Chevrolet Tracker e passa a ser o SUV mais vendido no acumulado de 2023. Ao todo, o utilitário feito no interior paulista soma 9.575 emplacamentos, com uma margem mínima de 510 unidades para o Chevrolet Tracker, que tem 9.065 modelos entregues no bimestre.

Strada ultrapassa Onix e Creta é o SUV mais vendido em 2023
Volkswagen T-cross 2021 – Foto: Divulgação

Por falar em SUV, o é o único representante da Volkswagen entre os 15 carros mais vendidos de 2023. O modelo feito em São José dos Pinhais (PR) fecha o pódio dos SUVs e sustenta a 7ª colocação do ranking (veja abaixo). Ao todo, o VW tem 8.748 unidades. Entre as picapes, a Toyota Hilux perdeu posições e, assim, cedeu a vice-liderança do segmento de comerciais leves para a Fiat Toro.

Com isso, a italiana faz uma dobradinha, e mantém a liderança entre as marcas no ano, com 55.194 veículos entregues e 22,06% de participação. Em seguida vem a General Motors, com 15,5% do mercado, e a Volkswagen, terceira colocada com 13,6% das vendas totais no ano.

Strada ultrapassa Onix e Creta é o SUV mais vendido em 2023
Os 15 carros mais vendidos de 2023 – Fonte: Fenabrave

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA