22.1 C
Vitória
segunda-feira, 27 maio, 2024

Dicas para preparar a moto para trilhas

Utilizar produtos adequados, fazer manutenção periódica para garantir longa vida útil das motos, são atitudes indispensáveis para quem faz off-road

Por Sabrina Ruela

A fim de evitar imprevistos durante e depois da trilha, o motociclista deve estar preparado para os desafios e ficar atento aos cuidados a serem tomados antes, durante e depois de iniciar no esporte

- Continua após a publicidade -

Para amantes do off-road, a moto é elemento essencial, e sua manutenção é faz parte da ritualística da prática de trilhas, não só para conforto dos esportistas, mas principalmente para a segurança dos motociclistas. Normalmente, as motos de trilha são utilizadas aos fins de semana e não recebem manutenção compatível com o que o equipamento realmente exige. Por isso, utilizar produtos adequados, fazer manutenção periódica para garantir longa vida útil ao veículo, além de manter as revisões em dia são atitudes indispensáveis para quem desempenha esta atividade.

Usar lubrificantes e fluidos de alta tecnologia são alguns dos fatores para um bom desempenho das motos para off-road. Veja três dicas para que trilheiros e amantes do off-road não tenham momentos indesejados perante os obstáculos e imperfeições constantes da prática. Confira abaixo:

1. Faça adaptações na moto

Dicas para preparar a moto para trilhas
Foto: Divulgação

Em motos adaptadas para trilha, itens obrigatórios para o deslocamento em vias públicas pavimentadas, como retrovisores, setas e placas, podem se tornar desnecessários e causar problemas em caso de acidentes. A preparação da suspensão de acordo com o uso pode contribuir para uma melhor performance e segurança da moto, já que saltos e obstáculos são comuns durante a trilha.

“Para garantir segurança, trazer conforto e facilitar os acionamentos durante a trilha, o motociclista deve utilizar pneus com cravos e calibragem correta, assim como ajustar guidão, pedaleira e pedais”, informa Caio Freitas, engenheiro de Aplicação e Suporte Técnico da Motul Brasil.

2. Utilize o lubrificante correto

Dicas para preparar a moto para trilhas
Foto: Divulgação

Os motores são um elemento cujo desempenho máximo e eficiente é imprescindível durante a trilha. É comum que as motos off-road sejam refrigeradas a ar, o que potencializa a dificuldade de arrefecimento (resfriamento), que pode ser causada por devido à lama e ao barro grudados na peça (caso o terreno seja lamacento). Se o modelo utilizado para a prática possua radiador para resfriamento do motor, é importante verificar o uso do fluido adequado e seu nível.

“Outro item essencial é o fluido de freio, que também demanda verificação de nível e possíveis vazamentos. O uso do produto correto tornará a atividade de lazer mais segura e prazerosa”, ressalta Freitas.

3. Realize a limpeza da moto logo após o retorno

Dicas para preparar a moto para trilhas
Foto: Rodolfo Clix

Quanto mais tempo o motociclista demorar para fazer a limpeza da moto, maiores os impactos causados ao veículo pela terra e lama que ficarão mais e mais acumulados na moto. Deixar a moto suja por longos períodos pode contribuir com o ressecamento das partes plásticas, acelerar a oxidação das partes metálicas e danificar filtros e correntes.

No pós-trilha, a é preciso fazer a lavagem da moto com água, limpeza e lubrificação do filtro de ar (óleo e limpadores de filtro de ar), e limpeza e lubrificação da corrente, com os produtos adequados. É preciso também se lembrar da importância de manter os equipamentos de proteção limpos externa e internamente.

Na opinião de Freitas, os trechos e circuitos não desafiam somente o veículo, mas também o motociclista. “Os equipamentos de segurança são fundamentais para a prática desse esporte. Como prevenção, os aventureiros devem utilizar botas, capacete, óculos de proteção, luvas, joelheira, cotoveleira e colete para completar os circuitos sem nenhum imprevisto”, lista.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA