O Polo vem de série com vários itens ligados à segurança, além de Ar-condicionado, direção com assistência elétrica e preparação para som
Para substituir o Gol, um dos carros mais vendidos do Brasil, e que ficou famoso pela durabilidade, a Volkswagen escalou o Polo, na inédita – e espartana – versão Track. Feito em Taubaté (SP), o hatch tem preço inicial de R$ 79 090, motor 1.0 flexível de três cilindros e até 84 cv e câmbio manual de cinco velocidades.
Como o tanque tem 53 litros de capacidade, a autonomia chega a 780 km, informa a VW. Segundo o Inmetro, com gasolina a média é de 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.
Com etanol, são, respectivamente, 9,3 km/l e 10,5 km/l.
Rodamos cerca de 400 km com o modelo para saber do que ele é capaz. Constatamos que o 1.0 é adequado à proposta da versão. Porém, é preciso usar bem o câmbio para manter a faixa ideal de rotação e, assim, o baixo consumo.
A nova opção é mais ágil no uso urbano. Em rodovias, o torque baixo pode ser um complicador na hora de ultrapassar.
Neste primeiro contato, também constatamos que o Polo Track é frugal inclusive na aparência. Nada de LEDs nem luzes de uso diurno – faróis e lanternas têm refletores convencionais e lâmpadas halógenas.
Além disso, não há retrovisores elétricos. No caso das janelas, o recurso só está disponível para as portas dianteiras.
As rodas são de ferro de 15 polegadas, cobertas com calotas pretas e calçadas com pneus 165/85 R15. Não há sequer emblemas com o nome Polo, mas apenas um adesivo com a inscrição Track abaixo do escudo da VW na traseira.
Porém, como o Polo é feito sobre a plataforma MQB, o hatch vem de série com vários itens ligados à segurança. Há quatro air bags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio de diferencial e auxílio de saída em rampa, além de sistema Isofix, de ancoragem de assentos infantis.
Ar-condicionado, direção com assistência elétrica e preparação para som vêm de fábrica. O modelo tem poucos opcionais e a cor preta é padrão. A branca sólida sai por R$ 900 e as metálicas, por R$ 1.650.
O kit Media Plus II, com rádio com tela monocromática de apenas duas linhas, custa R$ 900 e inclui teclas no volante. Curiosamente, também há portas do tipo USB-C.
Com todos os opcionais mais caros, o Track tem tabela de R$ 81 640. São R$ 6.600 a menos que a versão completa do Gol, que tinha rodas de liga de 15″, vidros e retrovisores elétricos e custava R$ 88.240.
Ficha Técnica
Com informações de Agência Estado