30.5 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

STF decide sobre Lula na Casa Civil somente após a Páscoa

Decisão do ministro Gilmar Mendes suspendendo a posse de Lula e devolvendo as investigações da Lava Jato ao Moro deverá ser apreciado pelo Plenário após feriado. 

Na manhã desta segunda-feira (21) O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal afirmou, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, que sua decisão de suspender a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil do governo Dilma Rousseff, devolvendo dessa forma as investigações contra o petista para o juiz de 1ª instância Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, não deverá ser apreciada pela corte antes da Semana Santa, em razão do feriado da Páscoa.

- Continua após a publicidade -

“Depois da Semana Santa é que essa questão será tratada pelo Supremo”, disse o ministro, numa referência ao habeas corpus impetrado no último domingo (20) pelos advogados de Lula, para derrubar a decisão de Mendes. 

O ministro foi questionado se com a sua decisão, em tese, existe algum impedimento legal para uma eventual detenção do ex-presidente petista. Gilmar Mendes disse que, em tese não há. O ministro reafirmou ainda que na conversa que Lula teve com a presidente Dilma, das interceptações telefônicas liberadas por Moro, ficou claro que a nomeação era para torná-lo salvo das investigações do juiz de primeiro grau e deixá-lo sob o foro privilegiado do Supremo.

A defesa do ex-presidente alega que a decisão de Mendes é nula, pois caberia ao Ministro Teori Zavascki, como relator prevento (competente), examinar a decisão do juiz Moro de remeter os processos ao STF. Além disso, os advogados argumentam que Gilmar Mendes já havia se manifestado sobre o assunto fora dos autos, com prejulgamento da causa.

Na manhã desta segunda-feira, a presidente Dilma Russeff se reuniu com a frente aliada e garantiu que continua contanto com apoio do ex-presidente Lula, mesmo ele não sendo empossado ministro da Casa Civil, para mudar o cenário de recessão do país e pede mapeamento de votos em relação ao processo de impeachment.   

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA