29.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Caminho das Pedras: Itarana ganha circuito turístico

Esse é o primeiro circuito turístico do município e inclui vistas espetaculares

Por Patrícia Battestin

Uma novidade a aproximadamente 2h30 de Vitória promete encantar capixabas e turistas de outros estados. É o Circuito Caminho das Pedras, atração de Itarana, ideal para aquelas pessoas que desejam conhecer os aspectos ecológicos, culturais, esportivos e históricos da cidade.

- Continua após a publicidade -

Integrado pelos atrativos Pedra da Onça, Capela de Santa Luzia, Rampa de Voo Livre José Bridi e Pedra do Penedo, o circuito assegura o desenvolvimento do turismo sustentável e do ecoturismo destas regiões, fomentando o trabalho dos empreendedores locais e da valorização pela população, trazendo turistas e divulgando o melhor da nossa terra.

Os locais de visitação foram escolhidos de acordo com a compatibilidade de atividades a serem realizadas, tendo instigantes histórias a serem contadas.

Como é o caso da Pedra da Onça. Reconhecida nacionalmente pela busca, no passado, por pedras preciosas e pessoas que, outrora, com o desejo de encontrar tesouros, embarcaram na aventura de virar garimpeiros. Com 1.028 metros de altitude da base até o topo, hoje, a grande recebe visitantes destemidos que testam suas capacidades físicas subindo pela trilha formada na própria pedra. Chegando no destino, estes podem apreciar um belíssimo nascer ou pôr do sol, dependendo do horário.

Caminho das Pedras: Itarana ganha circuito turístico
Pedra da Onça. Foto: Divulgação Itarana.

Outro local é a famosa Capela de Santa Luzia, conhecida por sua arquitetura peculiar e pela beleza natural de seu entorno, localizada no cume de uma grande pedra, a 935 metros de altitude, com uma ampla visão da Pedra da Onça e das comunidades de Toma Vento e Alto de Santa Maria. No local é possível desfrutar de um belíssimo pôr do sol, um verdadeiro espetáculo da natureza e destacado por ser um dos mais bonitos do Espírito Santo.

Caminho das Pedras: Itarana ganha circuito turístico
Capela de Santa Luzia. Foto: divulgação Itarana.

Mais um ponto turístico muito visitado e apreciado por sua beleza em Itarana é a Rampa de Voo Livre José Bridi, homenagem póstuma a um dos percursores desta região. Itarana é uma cidade propícia para a prática de esportes radicais, principalmente o voo livre, que ao decorrer dos últimos anos tem se intensificado de maneira progressiva, atraindo turistas de diversas regiões. Dependendo do mês e do fator climático, muitos turistas visitam a localidade de Pedra Alegre para a prática de esportes radicais como parapente e paramotor e admirar as belas paisagens que a região proporciona.

Caminho das Pedras: Itarana ganha circuito turístico
Rampa de Voo Livre José Bridi. Foto: divulgação Itarana.

Por fim, mas não menos importante, ganhou destaque e relevância nos últimos anos a Pedra do Penedo, localizada entre as comunidades do Santo Antônio do Sossego e da Matutina, uma grande muralha de rocha íngreme com um enorme arco bem característico que lembra muito a parede de pedra de Royal Arches em Yosemite, no Estado da Califórnia, Estados Unidos. Cercada por belezas naturais exuberantes, a Pedra do Penedo é propícia para a prática de esportes radicais e de aventura, como voo livre, base jump, escalada, rapel, trilhas, caminhadas, ciclismo, entre outros, e tem chamada a atenção de atletas e desportistas de toda parte, inclusive de fora do país. Pessoas do mundo inteiro saltam e já saltaram na Pedra do Penedo.

*Matéria publicada originalmente em 30 de janeiro de 2023

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -