23.8 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Governo deseja incentivar startups para dessalinização

O anúncio foi feito pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em entrevista à TV Brasil

Dessalinizar a água de oceanos é uma das propostas que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). A ideia é estimular startups a iniciar o processo a fim de produzir tecnologias para irrigação, distribuição e reuso de água.

Segundo o ministro Marcos Pontes, a experiência vai ocorrer no já inaugurado Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

- Continua após a publicidade -

“O centro terá incubadora, escritório de gerenciamento de projetos, escritório de gestão, fundos [de financiamento] e patentes”, explicou o ministro Marcos Pontes a TV Brasil.

Aqui, no Espírito Santo, a ArcelorMittal Tubarão lançou, em janeiro, um projeto para dessalinizar a água dos mares. Pioneiro no Brasil, ele surgiu após uma crise hídrica registrada em 2014, em que o governo solicitou às indústrias que reduzissem os consumos.

A previsão é de que o projeto comece a ser construído ainda neste ano e o investimento é de cerca de R$ 50 milhões. Já a conclusão será em 2021. Com a construção, serão gerados 220 novos postos de trabalho.


 Leia mais:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA